.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 1 de março de 2015

Andavam como ovelhas sem pastor-Claretianos

Sábado, 07 de Fevereiro de 2015
Ricardo, Gastão, Romualdo

Hebreus 13,15-17.20-21: Rezem por nós
Salmo 22: O Senhor é meu pastor, nada me falta
Marcos 6,30-34: Andavam como ovelhas sem pastor 

30 Os apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado. 31 Ele disse-lhes: Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer. 32 Partiram na barca para um lugar solitário, à parte. 33 Mas viram-nos partir. Por isso, muitos deles perceberam para onde iam, e de todas as cidades acorreram a pé para o lugar aonde se dirigiam, e chegaram primeiro que eles. 34 Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.

COMENTÁRIO

Com esta passagem, Marcos inaugura uma nova secção de seu Evangelho. Não se trata já dos primeiros passos apostólicos de Jesus, nem das vitórias sobre a enfermidade e os demônios, mas de uma secção particular, unificada em torno do tema do pão: duas multiplicações dos pães (Mc 6,30-44; 8,1-10), discussões sobre o sentido das abluções ou purificação das mãos antes de comer o pão, e sobre o falso fermento (Mc 7,1-23; 8,11-20), discussão com uma pagã a propósito das migalhas de pão que ela solicita (Mc 7,24-30), etc. Por isso costuma-se chamar esta parte do evangelho de Marcos como a “secção dos pães”. De fato, trata-se de uma série de relatos. 
O texto de hoje introduz a secção dando relevo ao papel importante que desempenham os discípulos. O v. 34, específico de Marcos, é muito significativo. O tema do rebanho sem pastor é tomado de Números 27,17 e nele se reflete a preocupação de Moisés em encontrar um sucessor para não deixar o povo sem direção. Jesus se apresenta assim como o sucessor de Moisés, capaz de conduzir o rebanho, de alimentá-lo com pastagem de via e capaz de conduzi-lo a pastagens definitivas. Toda a secção dos pães é concebida de tal forma que Jesus aparece efetivamente como esse novo Moisés que oferece o verdadeiro maná. Felizes os que temos semelhante pastor, se nos deixamos conduzir por ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário