.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O tempo se completou-Helena Serpa

25 de Janeiro - DOMINGO - Evangelho - Mc 1,14-20


1ª. Leitura Jonas 3, 1-5.10 – “apelo à conversão”

A mensagem central desta leitura tem como objetivo nosconscientizar de que Deus está sempre disposto a nos resgatar em qualquer que seja a situação da nossa vida. Para isso, Ele manda os Seus mensageiros, assim como enviou Jonas a Nínive. Depois de relutar e desviar-se do caminho, Jonas foi chamado pela segunda vez pelo Senhor a fim de denunciar àquele povo as suas más obras e a consequência para os seus desatinos. O Senhor lhe mandara ir direto ao assunto e ele assim o fez: “ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. Os ninivitas ouviram a pregação de Jonas, aceitaram fazer jejum e vestiram sacos, significando que eles acolheram a mensagem do Senhor, voltaram atrás nas suas más inclinações se afastando do mau caminho. A Palavra é bem clara quando afirma: “Vendo Deus as suas obras de conversão...compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes e NÃO O FEZ”. Hoje também existem os “ninivitas” e os “Jonas” e Deus está atento ao movimento de uns e de outros. Os Jonas são os Seus emissários aqui na terra, aqueles que pregam a Palavra de Deus, a Igreja com a Sua hierarquia, os leigos engajados no serviço da edificação do reino de Deus. Os ninivitas são todos aqueles que, às vezes, desavisados e por ignorância vivem uma vida regida pela mentalidade do mundo, praticando as obras da carne que é governada pela concupiscência. O poder, o ter e o prazer são os mandamentos dos ninivitas dos tempos atuais. Porém, como naquele tempo, será preciso que os Jonas cumpram os seu papel e que os ninivitas escutem a admoestação do Senhor. E isto está ficando difícil de acontecer. Deus não quer fazer mal a ninguém, Ele só deseja a nossa salvação e faz um apelo à nossa conversão. Uma alma que se eleva, eleva o mundo! Se cada um de nós, em alguns momentos, cumpríssemos com o papel de mensageiros do Senhor para a conversão dos nossos irmãos e, em outras ocasiões, quando estivéssemos errando, ouvíssemos os conselhos de Deus por meio dos Seus mensageiros, com certeza, a nossa vida não seria destruída, mas plenificada pela graça de Deus. Somos soldados de Deus, fazemos parte do Seu Exército, portanto, coloquemo-nos em marcha para “a grande cidade de Nínive”, pois ela está bem perto de nós, às vezes, até dentro da nossa própria casa. – O que você tem feito para abrir os olhos das pessoas que procedem mal e dão contra testemunho dentro da sua casa? – Você tem coragem de admoestar alguém que você ama quando ele está errado? – Você acredita que Deus pode se arrepender e voltar atrás?

Salmo 24 – “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza”

O salmista pede ao Senhor que lhe mostre o Seu caminho e lhe faça conhecer a estrada certa para caminhar. Nós também precisamos a todo instante pedir que o Senhor nos oriente com a Sua verdade, pois ela é a nossa salvação. Assim fazendo nós poderemos nos afastar das ocasiões de pecado e palmilhar o caminho da justiça que é a santidade de Deus. A misericórdia e a compaixão do Senhor são eternas, por isso, abrange o nosso passado, presente e futuro. Não percamos a esperança!

2ª. Leitura – 1 Coríntios 7, 29-31 – “tudo passa”

São Paulo nos conscientiza de que a nossa vida aqui na terra é passageira, por isso, não devemos nos apegar a nada nem a ninguém. Aqui na terra nós podemos vivenciar todos os estágios da nossa existência, passar por todas as provações, aproveitar bem as oportunidades que temos para progredir, no entanto, que não seja esse o sentido da nossa vida. O tempo sempre estará abreviado para nós, pois a cada dia que passa é menos um dentro da escala da nossa existência. Que nada seja absoluto na nossa vida e que não dependamos das coisas nem das pessoas para sentirmos a paz que só Jesus pode nos conceder. Procuremos, portanto, a cada momento e oportunidade, nos apegarmos mais ao que Deus tem planejado para vivenciarmos, pois disso dependerá a nossa futura glória no céu. – Você dá um valor demasiado ao que possui, vive e espera ainda experimentar? – O que é mais importante para você nesta vida? – Você se orgulha de alguma coisa? – Você é uma pessoa vaidosa, por causa dos seus dons, bens, família?

Evangelho – Marcos 1, 14-20 – “o tempo se completou”

Jesus também nos adverte de que é tempo de sair da inanição e aceitar o Seu chamado para a conversão. A cada acontecimento da nossa vida, a cada provação, a cada realização ou evento de sucesso ou de fracasso, nós constatamos que um ciclo se fechou e outro tempo vai surgindo. Não obstante isto, nós sabemos que um dia nós seremos chamados e quer queiramos ou não, teremos que seguir caminho, em definitivo, para a morada que nós mesmos construímos com a matéria prima que fabricamos aqui na terra. Por isso, a pressa de Jesus em nos chamar para a conversão. Por que retardar em aceitar um convite para uma vida melhor enquanto é tempo? Assim como viu os irmãos pescadores, Simão e André, Tiago e João lançando consertando a rede ou lançando-a ao mar, Jesus também nos vê na nossa lida diária, com o pensamento voltado para “a pescaria” busca de trabalho, curso, concurso, emprego, sobrevivência, status, etc.etc... Ele sabe de que precisamos de tudo isso, mas sabe também que se atendermos ao Seu chamado, se seguirmos o Seu Evangelho, com certeza teremos um coração convertido, capaz de escalar as maiores montanhas e alcançar o mais alto escalão na felicidade e paz aqui da terra. O tempo sempre está se completando para aceitarmos o convite de conversão. Precisamos nos apressar porque cada dia pode ser o último dia da nossa vida aqui na terra e o Senhor precisa de nós, libertos (as) e salvos (as), como pescadores para atrair outros que também, tornar-se-ão pescadores de homens, e outros e outros... Você tem consciência de que o tempo está se completando? – O que falta para você aceitar o convite de Jesus? – O que você ainda está esperando para deixar um pouco a “rede” de lado e subir na barca com Jesus? – Você sabia que é pescador (de Jesus) na sua família? – O que você tem feito?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

2 comentários: