.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

“O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM.” – Olívia Coutinho

 
Dia 08 de Janeiro de 2015
 
Evangelho de Lc 4,14-22
 
Neste iniciar de um novo ano, quando ainda vivenciamos as alegrias do Santo Natal, a liturgia de hoje, vem nos agraciar com este belíssimo evangelho que narra o inicio de um tempo novo, quando Jesus  assume publicamente o seu ministério, o que aconteceu numa sinagoga aos arredores da Galileia, precisamente em Nazaré, onde Jesus  viveu boa  parte da sua vida no anonimato.
A narrativa  nos diz  que Jesus, ao  abrir as escrituras, depara  com a passagem  onde  o Pai,  pela boca do  profeta Isaías, o declara pronto para assumir a sua missão: “ O espírito do senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.
Encorajado pela força  do Espírito do Senhor, Jesus dá início ao seu ministério disposto a dar a vida por aqueles que o Pai lhe confiara!
A partir de então, começa a  se desenvolver  o projeto  de Deus que  tem como prioridade a vida humana!  O Antigo Testamento dá lugar ao Novo! O Deus de amor, que se manifestou ao povo na simplicidade de uma criança nascida  numa gruta de Belém, volta-se a manifestar na  humildade do jovem de Nazaré, o jovem   que se apresenta aos seus conterrâneos com o firme propósito de assumir a árdua missão  que a Ele fora  designada: mudar o rumo da nossa história!  
Jesus estava ciente do caminho difícil que teria pela frente, mas a certeza de que o Espírito do Senhor estava sobre Ele, o encorajava!
Podemos perceber que na história da salvação, tudo aconteceu passo a passo, começando pelo sim de Maria, passando pela  gruta de Belém, pelo repouso na pequena e pacata Nazaré, pelos desafios do caminho da cruz, até chegar ao desfecho feliz: a ressurreição  de Jesus que nos devolveu a vida!
Ao longo de toda sua trajetória terrena, Jesus, em tudo que fazia, buscava discernimento no  Pai,  por isto Ele  sempre tinha a palavra certa, no momento certo.
Vemos no evangelho, que o povo, cheio de encantamento,  percebe a  diferença entre a pregação de Jesus e a pregação dos líderes daquela época, estes, falavam apenas o que ouviam dos outros, enquanto que Jesus, falava com autoridade, isto é,  falava daquilo que conhecia,  o que ouvia do Pai!
 Na pessoa de Jesus, é revelada  a face humana do Pai, a imagem de um Deus misericordioso, compassivo, de um Deus amor, totalmente diferente  do Deus vingativo que pune  o pecador e a sua descendência, apresentado no Antigo testamento.
Jesus iniciou uma nova criação, e hoje Ele coloca  em nossas mãos, a responsabilidade de dar continuidade a sua  missão libertadora, devolvendo a vida e libertando os oprimidos. 
A ação libertadora de Jesus nos corações de quem se abre  a verdade que liberta, é transformadora,  é capaz de nos  libertar da  pior de todas as cegueiras: a cegueira de não quer enxergar no outro a presença de Jesus!
Hoje todos nós somos convidados a conhecer a verdade que liberta, a viver esta verdade, fundamentados na palavra de Deus, só assim, poderemos falar com autoridade,  tornando-nos pela força do Espírito Santo, fonte de libertação para o outro!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

https://www.facebook.com/group s/552336931551388/

Um comentário:

  1. JOAO... MUITO BEM INSPIRADA , QUE TOMEMOS POSSE DA PALAVRA ,ILUMINAI ,MEU SENHOR O MEU ENTENDIMENTO E DE TODA A HUMANIDADE AMEM.

    ResponderExcluir