.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

JESUS NOS CHAMA PARA SEGUI-LO – Maria de Lourdes Cury Macedo.

Segunda-feira, 12 de janeiro de 2015.
Evangelho de Mc 1, 16-20.

          Pelo estudo dos Evangelhos, passamos a conhecer a vida de Jesus e podemos afirmar que Ele era muito carismático. Jesus causava muita atração, admiração nas pessoas. Nessa leitura de hoje, podemos observar que Jesus chamou os quatro primeiros homens, que escolheu para serem seus discípulos, e eles imediatamente largaram seu trabalho e O seguiram. Que impressão forte Cristo deve ter causado neles!
Eles eram pescadores do mar da Galileia. Jesus era daquela região, pois criou-se em Nazaré, que fica a 40 Km do mar da Galileia.  Provavelmente, Jesus já tivesse passeado por lá, pois conhecia a vida daquele povo daquela região. Deveria conhecer bem a vida dos pescadores.
           Como foi que Jesus os chamou? Certo dia, Jesus foi ao mar da Galileia, viu no barco os dois irmãos André e Simão lançando suas redes. Quando ouviram Jesus chamando, recolheram a rede e dirigiram o barco para a margem. “Venham”, disse Jesus a André e Simão. “Sigam-me. Vocês são pescadores e eu os farei pescadores de homens”. Como juntavam peixes em suas redes, assim iriam juntar homens para o Reino de Deus.
          Os dois – André e Simão – reconheceram logo Jesus, porque André tinha sido discípulo de João Batista e, por isso, já conhecia Jesus, e já havia levado seu irmão Simão para conhecer Jesus. Assim, quando Jesus os chamou, os dois acreditaram, deixaram imediatamente o barco e as redes e O seguiram. Sabiam o que queria e que serviço novo tinha para eles. Iam dar, com alegria, sua vida por Jesus.
          Mais adiante, Jesus encontrou um outro barco. Pertencia ao velho Zebedeu, um abastado pescador. Tiago e João, seus dois filhos, estavam com ele sentados no barco. Consertavam suas redes. Jesus chamou-os dizendo: “Tiago e João, venham! Sigam-me!”. Eles deixaram tudo e seguiram Jesus.
          Realmente o jovem galileu, Jesus de Nazaré, atraía todos. Seu jeito bondoso, sua aparência física cativava, conquistava, puxava para si as pessoas, a paz refletida no seu rosto, seus olhos penetrantes, seu modo de olhar doce e profundo, sua segurança... Todo o seu jeito de ser expressava um homem puro, bom, íntimo com Deus. Um homem de autoridade, consciente de ter uma missão a cumprir. Simples e humilde, que escondia dentro de si uma grandeza misteriosa. Esse homem os estava chamando para serem seus amigos e compartilharem de sua missão.
          A atração que sentiram por Jesus foi tão grande que daquele momento em diante suas vidas não teriam o mesmo sentido a não ser que fossem com Ele. A resposta deles foi imediata e radical: no mesmo instante, deixaram as redes e foram com Cristo.
Podemos então perceber a força que a pessoa de Cristo tem para impressionar, atrair, conquistar. Jesus causa um impacto que vai até o centro do nosso ser. Ele é o Mais Forte, que entra na nossa vida para mudá-la radicalmente. Ele vem, chama e toca as profundezas do nosso coração, lá onde só Deus pode penetrar. Na presença de Cristo, sentimos o apelo de Deus, sentimos o seu chamado, o seu convite para caminharmos juntos. Jesus procura e chama pessoas, que não se conformam e lutam para mudar situações.
          O Evangelho é bem claro a nos indicar qual é a única resposta  que podemos dar a Jesus. Quando sentimos o seu olhar, o seu convite, é impossível não lhe dizer sim.
          Ao convite de Jesus, imediatamente, Simão e André deixaram sua redes; João e Tiago deixaram seu pai e o barco. “Rede” e “barco” significavam a segurança econômica da pessoa. “Pai” significava a vida familiar e afetiva. São justamente essas as coisas mais preciosas na vida e ninguém iria pensar em deixá-las. Ninguém quer deixar sua vida segura, acomodada, estável.
          Mas para aqueles que se encontram com Jesus Cristo, tudo muda. Acontece uma transformação fundamental na vida e nos valores da pessoa, ela passa a valorizar o que antes não valorizava e não dar tanta importância para outras que eram muito valorizadas. A amizade com Jesus e o trabalho do Reino assumem uma importância maior do que os laços que nos unem à família e à profissão. As palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho” passam a significar muito para aqueles que se encontram com Jesus. Realmente, para aqueles que têm um encontro pessoal com Jesus, a transformação acontece mesmo na vida deles, são capazes de mudar o coração, suas atitudes, a maneira de olhar a vida.
          Hoje, somos nós que recebemos o chamado para sermos pescadores de homens, somos nós que recebemos o chamado para transformar o mundo pela força do Evangelho, como o fermento transforma a massa, para levar avante a mensagem de Jesus: a paz, o amor, a justiça...
          Hoje, ainda como ontem, Jesus olha profundamente nos meus olhos, nos seus olhos e nos chama com o mesmo amor para segui-Lo. Sinta agora o olhar penetrante dele sobre você. Jesus está chamando você pelo seu nome. Jesus lhe convida para viver com Ele, para caminhar com Ele. “Vem, segue-me, eu preciso de você”. Hoje, somos nós seus apóstolos. Jesus precisa das nossas mãos, dos nossos lábios, dos nossos pés, para anunciar a todos a mensagem do Reino, a mensagem do amor, a Boa-Notícia da Salvação. Anunciar ao mundo quem é Jesus.
          E você, meu irmão, minha irmã, você aceita caminhar com Jesus? Você aceita entrar na barca de Jesus? Você quer caminhar com Jesus?
          Hoje, Jesus ainda está na beira do lago da nossa vida convidando-nos para caminhar com Ele. Escuta agora a voz de Jesus lhe chamando com amor, com doçura, com força, com entusiasmo, com insistência: “Vem e segue-me!”     





Um comentário:

  1. Maria de Lourdes, o que vou dizer é só de brincadeira, procurei defeito más não encontrei, continue firme nesta caminhada da evangelização, e JESUS te mostrará os peixes no reino dos CÉUS. Um abraço, e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir