.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Fazer a vontade de Deus-Helena Serpa

26 de Janeiro - Segunda - Evangelho - Lc 10,1-9

2 Timóteo 1, 1-8 –  “ Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza”

Escrevendo a Timóteo, seu discípulo fiel, São Paulo o exorta a não descuidar e sempre reavivar a fogo do Espírito Santo recebido no Batismo. Vindo de uma família de quem herdou uma fé sincera, Timóteo era considerado por São Paulo como um filho espiritual. Esta exortação serve também para nós hoje que temos fé, cremos na salvação de Jesus, porém precisamos  sempre reavivar a chama do Espírito Santo todos os dias da nossa vida. A fé se manifesta em nós através do que ouvimos, apreendemos e vivenciamos, porém o motivador da nossa fé é o Espírito de Deus.   Se, nos deixarmos levar pela voz do mundo, das nossas ocupações e preocupações, com certeza o fogo do Amor de Deus em nós vai sendo apagado aos poucos e já não conseguiremos mais experimentá-Lo como antes. Portanto, ouçamos e estejamos atentos: “Deus não nos deu espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade”. Não podemos nos descuidar e desperdiçar as oportunidades que temos na oração, na meditação da Palavra, no serviço em comunidade, que nos levam pela ação do Espírito Santo, a dar testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre e em todo o lugar. As dificuldades na missão acontecem, justamente para provar a nossa fidelidade e o poder do Espírito Santo agindo em nós. Apesar de sermos fracos (as), o Espírito Santo age em nós e somos transformados (as) em pessoas ousadas, decididas, corajosas e fortes. Como São Paulo, somos também chamados a sofrer pelo evangelho de Jesus Cristo, prisioneiros da Palavra de Jesus, mas fortificados pelo poder de Deus.  – Como você tem reavivado a chama do dom de Deus? Você tem sido assíduo (a), à reflexão da Palavra, à participação da Eucaristia, ao seu Grupo de Oração? – Você sente o fogo do Amor de Deus no seu coração? – Você tem um espírito decidido?

Salmo 95 – “Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!”

Cantai, anunciai, publicai, são verbos no imperativo que nos dão consciência de que a Palavra de Deus é para valer. Não temos outra opção!  Somos criação de Deus e só seremos felizes se nos conscientizarmos de que Ele é o Rei do Universo e só alcançamos o destino para o qual fomos criados se dermos a Ele a glória que é devida ao Seu Nome! “Reina o Senhor”! Este é o anúncio que nos cabe publicar a todos!

Evangelho – Lucas 10, 1-9 – “anunciadores da paz”

A paz de Deus excede a todo o conhecimento humano! Jesus é a paz, por isso, deseja através de nós, entrar em toda casa, em todo o coração, para manifestar Sua misericórdia, compaixão e amor. Cada um de nós é chamado a ser mensageiro da paz de Jesus deixando de lado todas as coisas que pesam e complicam a nossa vida. Anunciar o reino de Deus é anunciar o próprio Jesus que permanece muito próximo de cada um de nós. Assim como mandou Seus discípulos, Ele hoje nos manda ir à Sua frente preparar o caminho para que possa chegar perto de todos aqueles (as) que ainda não O perceberam na sua vida.       Deus providencia a paz para quem anuncia que o reino está próximo, porque o trabalhador é digno do seu salário Quem encontrou o reino de Deus, não precisa “preocupar-se” em levar bolsa, sandália, sacola, quando sair em Nome Dele, mas somente apossar-se da paz que é fruto da justiça de Deus para com o homem. Bolsa, sacola, sandálias significam as coisas que acumulamos dentro de nós e que prejudicam o nosso relacionamento com Deus e com os irmãos: ódio, ressentimento, discriminação, julgamentos, riquezas, apegos etc. A nossa missão é muito importante: somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor. Ele nos envia e nos orienta a fim de que o nosso trabalho seja frutuoso e não nos percamos no meio do caminho.  É por meio do nosso testemunho de vida com o irmão (ã) que podemos anunciar a proximidade do reino, por isso, Jesus nos mandar ir dois a dois. Os nossos relacionamentos, a nossa convivência fraterna, a unidade com que vivenciamos as nossas diferenças, darão testemunho ao mundo de que já vivemos o reino, aqui, desde já.   – Você já sente no seu coração a paz dos que vivem o reino de Deus? – Você tem dificuldades de relacionamento? – Você precisa do irmão, da irmã de comunidade para viver, ou pode passar sem eles?  – Será que não existe aí perto de você alguém que precisa conhecer a Salvação e a cura? –  Para você é difícil falar de Jesus para alguém?-  Você tem medo de evangelizar as pessoas?

Helena Serpa

27 de Janeiro - Terça - Evangelho - Mc 3,31-35

Hebreus 10, 1-10 – “santificados pela oferenda do Corpo de Cristo!”

Jesus Cristo, para fazer a vontade do Pai, ofertou-se a si mesmo, de uma vez por todas, como vítima, pela expiação dos nossos pecados. Por isso, a leitura nos mostra que o próprio Cristo ao entrar no mundo, afirmou: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo”. Conforme entendemos nesta leitura, a Lei é apenas um desenho dos bens que nós almejamos adquirir no futuro, e não o modelo real do que está reservado para nós. Deste modo, o cumprimento da lei e os sacrifícios que se oferecem a Deus, por si só, são totalmente incapazes de nos levar para o céu. Somente a fé em Jesus Cristo e a nossa adesão ao Plano de Salvação do Pai, nos conduzirão para a vida eterna. Jesus Cristo veio fazer vontade do Pai que consiste na nossa purificação, salvação e santificação. A fé em Jesus nos faz compartilhar a vida com Ele deixando com que Ele permaneça em nós e nos faça viver uma verdadeira conversão. Desse modo, enquanto aqui estamos, cumprimos um processo de transformação que nos leva, a também, como Jesus, nos oferecer para que a vontade de Deus se realize em nós e por meio de nós. Por isso, precisamos ter em mente que não são as coisas certinhas que realizamos nem os bens que oferecemos a Deus que nos levarão para a vida eterna, mas a nossa entrega total a Jesus que nos ensina a fazer as coisas por amor a Ele. – Você é daquelas pessoas que faz um rosário de sacrifícios, mas esquece de perdoar a quem o (a) ofendeu? – Como você tem oferecido a sua vida a Deus: por palavras ou ações? – Você já descobriu qual a vontade de Deus para você?

Salmo 39 – “Eis que venho fazer, com prazer a vossa vontade, Senhor!”

O Senhor põe nos nossos lábios um canto novo, todas as vezes em que nos propomos a fazer, com prazer, a Sua vontade. Quando nos dispomos a viver o plano de Deus com as nossas ações, os nossos ouvidos também se abrem para perceber as obras do Senhor e os nossos lábios, para proclamar a sua justiça no meio da grande assembleia dos filhos de Deus.

Evangelho Marcos 3, 31-35 – “fazer a vontade de Deus, eis a questão”

Durante os três anos da Sua vida pública, Jesus se propôs a revelar ao mundo a vontade do Pai que O enviara. Assim sendo, Ele aproveitava todos os momentos para ensinar e se apoiava nas Escrituras para edificar o reino dos céus aqui na terra. A multidão O procurava porque estava buscando alento para as suas dores e dificuldades. Em outras palavras, aquele povo procurava a salvação e o perdão para os seus pecados. Jesus sabia que a Sua Missão era fazer a vontade do Pai e, naquele momento, a vontade do Pai consistia em que Ele pregasse, libertasse e curasse aquele povo dos males que o afligia. Por isso, naquele momento Ele aproveitou o exemplo da sua mãe e da sua família para mais uma vez exortar e dar um preceito àquelas pessoas que o escutavam: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Por conseguinte, hoje, Jesus também nos adverte e coloca claramente a condição “sine qua non” para que façamos parte da família de Deus aqui na terra: o cumprimento da vontade do Pai. Ser irmão de Jesus, ser da família de Jesus sugere para nós a necessidade de vivermos de acordo com a vontade do Pai a qual se expressa nos ensinamentos do Evangelho. Sabemos que fazemos a vontade de Deus quando estamos ajustados (as) à sua Palavra e vivenciando os Seus ensinamentos nos nossos relacionamentos dando verdadeiro testemunho de que somos da família de Jesus. Resta-nos também refletirmos: – Você se considera também da família de Jesus? O que você tem feito para isso? - Você tem feito a vontade do Pai? Quem está norteando as suas ações e os seus empreendimentos? – Você se baseia na Palavra de Deus para guiar os seus pensamentos, palavras e ações?

Helena Serpa

Um comentário: