.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Enquanto estão com o noivo, não pode jejuar-Claretianos

Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2015
Mário, Marta, Abaco

Hebreus 5,1-10: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec
Salmo 109: Tu és sacerdote para sempre
Mc 2,18-22: Enquanto estão com o noivo, não pode jejuar.

18 Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Por isso, foram-lhe perguntar: "Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?" 19 Jesus respondeu-lhes: "Podem porventura jejuar os convidados das núpcias, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não lhes é -possível jejuar. 20 Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. 21 "Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão. 22 E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho os arrebentará e perder-se-á juntamente com os odres mas para vinho novo, odres novos."

COMENTÁRIO

Jesus está no começo de seu ministério e a disciplina que propõe a seus discípulos choca e escandaliza o povo, pois nada tem da disciplina que os fariseus impõem aos seus discípulos. Assim, enquanto os discípulos do Batista e os discípulos dos fariseus observam determinados dias de jejum, os de Jesus parecem sentir-se dispensados desse costume. De fato, o que aqui se propõe é o problema da enorme independência observada por Jesus e seus discípulos em matéria de costumes tradicionais e leis. Eles se mostraram sempre muito livres em relação ao sábado e às regras de ablução (purificação). Jesus justifica com parábolas sua atitude por meio de uma declaração sobre a presença do noivo em sua festa.
Se os discípulos não jejuam é porque nada têm que esperar, posto que os tempos messiânicos chegaram. As parábolas da veste e dos odres nos proporcionam outra resposta ao assombro dos fariseus. A finalidade das parábolas não é estabelecer uma comparação: limitam-se a sublinhar uma incompatibilidade: não se deve associar o novo com o velho, sob pena de prejudicar a um ou a outro. O novo povo que está nascendo pela Nova Aliança estabelecida por Deus com o ser humano por meio de Jesus, deve ter novas atitudes que superem as estruturas antigas. Nossa atitude hoje é uma proposta de abertura para que a manifestação de Deus, através do Espírito, aconteça em nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário