.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

E logo a lepra o deixou-Claretianos

Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2015
1João 5,5-13: Testemunas: o Espírito, a agua e o sangue  
Salmo 147: Demos graças e louvemos o Senhor
Lucas 5,12-16: E logo a lepra o deixou

12 Estando ele numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: Senhor, se queres, podes limpar-me. 13 Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: Eu quero; sê purificado! No mesmo instante desapareceu dele a lepra. 14 Ordenou-lhe Jesus que o não contasse a ninguém, dizendo-lhe, porém: Vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés prescreveu, para lhes servir de testemunho. 15 Entretanto, espalhava-se mais e mais a sua fama e concorriam grandes multidões para o ouvir e ser curadas das suas enfermidades. 16 Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar.

COMENTÁRIO

O leproso no Antigo Testamento era culturalmente impuro. A lepra era uma enfermidade considerada como um castigo de Deus e relacionada provavelmente a um castigo especial pelos pecados. Somente uma intervenção de Deus podia curá-la. A estreita conexão entre o chamado dos primeiros discípulos e a cura de um leproso parece muito significativa. Lucas propõe à sua comunidade, e através dela a todos nós, a tarefa de incorporar à comunidade humana ou eclesial todos os que, por um motivo ou outro, dela tenham sido excluídos.
A cura realizada por Jesus é a resposta a uma confissão de fé do leproso, que expressa o reconhecimento de seu poder para curar e tem uma incidência em sua atitude corporal (rosto por terra). Este milagre não faz mais que ampliar a fama de Jesus. Por isso, grandes multidões acodem para escutar sua palavra e beneficiar-se de suas curas. Porém, como ocorre em outras ocasiões, Jesus se retira ao deserto para orar. A força de sua palavra e de seu poder de cura provêm de sua familiaridade com o Pai. A prática de Jesus torna possível que todos nos sintamos chamados e convidados a colocar-nos em atitude de seguimento em relação a ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário