.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Com a mesma medida-Helena Serpa

29 de Janeiro - Quinta - Evangelho - Mc 4,21-25

Hebreus 10, 19-25 – “animar-nos mutuamente  ”
A leitura deste trecho da carta aos Hebreus, nos leva a refletir sobre a nossa anuência ao caminho novo e vivo aberto por Jesus para que possamos nos aproximar da casa de Deus.   Sabemos que foi pelo sangue de Cristo que tivemos acesso a este caminho e, desde então, o que era velho na nossa vida não tem mais razão de ser. O tempo da ignorância, isto é, quando não conhecíamos a Cristo, não conta. Este caminho nos leva a uma vida santa e tudo isto nós podemos vivenciar no agora da nossa história com um coração sincero e cheio de fé, procurando purificar a nossa consciência das coisas que mancharam a nossa alma. O autor nos exorta a animar-nos mutuamente  e a estarmos atentos uns aos outros para que ninguém desanime nem perca a esperança, confiando na fidelidade de Deus que nos prometeu salvação. Que não abandonemos as nossas assembleias, perseverando nas nossas orações comunitárias, incentivando-nos uns aos outros  com atos de caridade e boas ações. Que possamos cada dia mais nos aproximar do Senhor para usufruir de tudo quanto Ele nos presenteia: vida, saúde, família, amigos, trabalho, casa, comida, enquanto aqui estivermos e a vida eterna, finalmente, no dia que se aproxima. Enquanto aqui vivermos que possamos dar graças a Deus por todas as coisas. – Você já começou a dar os primeiros passos nesse Novo Caminho? – Você tem tentado animar as pessoas que o (a) rodeiam mostrando as coisas boas que elas possuem? -  Você ainda é ligado (a) às suas faltas do passado? – Você é perseverante na oração em Comunidade?

Salmo 23 – “É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
O Senhor Deus criou o céu e a terra com tudo o que ela encerra e assim Ele a sustem firme sobre os mares. No entanto, o homem, objeto de toda a criação, só encontra estabilidade e segurança quando busca a Sua face. Nós só poderemos encontrar o rosto do Senhor quando nós nos dispusermos a entrar em comunhão com Ele de coração puro e inocente afastando para longe os nossos pensamentos vãos e deixando-nos purificar das nossas faltas.   Assim, estaremos prontos (as), para receber a Sua bênção especial, para cada momento da nossa existência. 
Evangelho – Marcos 4, 21-25 – “com a mesma medida”

Neste Evangelho Jesus nos orienta para que as nossas ações se comparem a lâmpadas acesas colocadas em lugar bem alto a fim de iluminar todas as pessoas. Em outras palavras Ele nos incentiva a sermos luzeiros a clarear o caminho de quem estiver necessitando do conhecimento de Deus. Por isso, as nossas ações devem revelar o que cultivamos dentro de nós mesmos (as)! Se cultivarmos em nós bons pensamentos e regarmos os nossos bons sentimentos poderemos também realizar boas obras as quais são como lâmpadas acesas as quais podem ser vistas por todas as pessoas. Do contrário, quando falseamos, e blefamos escondendo as nossas reais intenções nós também somos capazes de praticar ações duvidosas que, mesmo aparentando gestos bondosos, são, no entanto, arapucas que armamos para que outros caiam. Aí, nós revelamos apenas a escuridão que há dentro do nosso coração. Jesus continua nos advertindo em relação às nossas ações e, agora também, quanto aos nossos julgamentos quando diz: “com a mesma medida com que medirdes também vós sereis medidos”. Muitas vezes nós usamos critérios muito exigentes para com o próximo e não nos apercebemos de que com o mesmo rigor nós também seremos julgados (as), e,... por nós mesmos (as)! A medida, então, é a que nós usamos, isto é, a nossa medida. Portanto, que tenhamos o cuidado de purificar os nossos pensamentos e sentimentos a fim de que possamos atuar com sinceridade e com transparência irradiando ao mundo a Luz que vem do Senhor. E que as nossas ações e os nossos julgamentos para com os nossos irmãos (ãs) sejam feitos com uma medida ajustada à nossa própria fraqueza, portanto, cheios de misericórdia e compaixão. – Você é uma pessoa transparente e sincera? – As suas ações acompanham os seus sentimentos e pensamentos ou você consegue camuflá-las? – Você é muito rigoroso (a) com os erros das pessoas? – E com os seus? – Você é uma pessoa que se impacienta por qualquer coisa?– Qual é a sua medida?

Helena Serpa


2 comentários:

  1. Muito bom dia, é sempre bom lê suas reflexões que o Espírito Santo lhe dê sempre sabedoria para tais palavras. Infelizmente tem pessoas que não sabe o que é bom, fique em paz.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento29 de janeiro de 2015 às 04:57

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir