.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Algo de Novo na Galiléia-Diác. José da Cruz

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM 25/01/2015
1ª Leitura Jonas 3,1-5.10
Salmo 24/254 a.5 a”Senhor, mostrai-me os vossos caminhos.Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me”
Evangelho Marcos 1, 14-20
" "

Longe dos Palácios dos Poderosos do Império Romano, e do sistema religioso centralizado no Templo de Jerusalém, sem nenhuma comunicação prévia aos Escribas, Doutores da Lei e outros homens importantes da Comunidade Judaica, lá na desprezível Galiléia dos pagãos algo de totalmente novo começa a acontecer depois que João foi preso...Quanta ingenuidade dos poderosos achando que a prisão do Batista iriam calar a voz de Deus  e impedir que o reino acontecesse.
Sai de cena alguém que era somente uma voz do deserto, para entrar na vida pública aquele que é o próprio Verbo Encarnado, não foram os homens que interromperam a chegada do Reino de Deus anunciado por João, mas foi a vontade de Deus que fez chegar o tempo oportuno que havia se completado, de agora em diante Deus  não mandará avisos, Ele próprio vai falar e torna-se o Emanoel, o Deus caminheiro.
Um projeto grandioso como esse, o único, verdadeiro e mais importante para toda humanidade, começa na Galiléia, Deus não se alia aos poderosos para fazer o Reino acontecer, mas busca os mais fracos e desprezíveis, que esperam por algo novo e guardam no coração a esperança de uma mudança para melhor, mas que só dependa de Deus, seu desígnio e sua iniciativa, aos que alimentam essa bela esperança cabe únicamente acolher o Reino que chega sem muito alarde, como sementinha frágil, que parece que não irá rersistir a terra tão seca do coração humano!
A Igreja de Cristo não pode querer construir o reino ,fazendo parceria com Instituições poderosas, pois o Reino não depende de nenhum poder humano, nem de algum sistema econômico ou ideologia política partidária, mesmo porque, no sistema conhecido como Padroado, Igreja e estado caminhavam juntos no poder, dentro de um imperialismo que só atrasou a Missão de Evangelizar.
É essa a verdadeira e sincera conversão, romper com todo e qualquer sistema que queira manipular o homem e ser o Dono da Vida, o Homem é Filho de Deus e a Vida um dom que pertence únicamente a ele. Conversão é mudança de mentalidade e de atitude, uma volta e uma busca permanente de Deus, a única Fonte de Vida. Os primeiros seguidores de Jesus eram simples pescadores, considerados impuros diante do sistema religioso juntamente com outras categorias marginalizadas e desprezadas.
Eles conhecem Jesus, ouvem suas palavras e a sua proposta de darem uma "guinada de 90 graus" em suas vidas,  e aceitam com sinceridade de coração. Não foram arrebatados dentro do templo, não entraram em êxtase em uma espécia de encantamento, mas Jesus de Nazaré os procurou em seu ambiente de trabalho, na labuta diária,  com as mãos cheirando peixe.
Impactados pelo anúncio de Jesus, não pediram um tempo para pensarem no assunto, afinal, deixar para trás trabalho e família, não é coisa que se possa fazer da noite para o dia.. Mas o nosso evangelho, que não é uma reportagem jornalística, apenas quer nos mostrar a urgência que devemos ter ao responder o Senhor que nos chama para algo novo pois em nossa labuta diária, através de pessoas e acontecimentos Jesus continua a nos chamar, Ele poderia, de maneira violenta nos arrebatar e invadir a nossa vida, mas com a humildade de sempre, manifestada na sua encarnação, vida, paixão e  morte na cruz, nos faz uma proposta e um convite...
Afinemos bem o nosso ouvido e  coração, e não percamos mais tempo, vamos responder com generosidade a este chamado, como fizeram aqueles primeiros discípulos, que deixando tudo para trás, o seguiram.....(Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP – Email cruzsm@uol.com.br)


2 comentários:

  1. Excelente reflexão! É isso mesmo: é ter olhos para ver Jesus que nos interpela e convida educadamente e desapercebidamente a trabalhar com Ele!

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão! É isso mesmo: é ter olhos para ver Jesus que nos interpela e convida educadamente e desapercebidamente a trabalhar com Ele!

    ResponderExcluir