.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Quero dizer sim a Jesus – Maria de Lourdes Cury Macedo

Terça- feira, 16 de dezembro de 2014
Evangelho de Mt 21, 28-32
Jesus está em Jerusalém, no Templo, centro do poder político, econômico e ideológico daquela época. Jesus conta esta “parábola dos dois filhos”. Trata-se de parábola de confronto entre Jesus, o Mestre da justiça, e os poderosos políticos, religiosos e econômicos, representados pelos chefes dos sacerdotes e anciãos do povo.
Jesus se dirige a essa elite injusta de forma provocadora. Se eles respondessem à pergunta de Jesus estariam sendo forçados a se posicionarem, emitindo assim a própria sentença.
A parábola fala de dois filhos com atitudes diferentes, contrastantes: o filho mais velho, impulsivo, responde ao pai “não quero” quando o pai pede para ele ir trabalhar na vinha. O mais novo responde sem pensar “sim, senhor, eu vou”, mas não foi.
O que representa o filho mais velho? Os pecadores, os excluídos e marginalizados. No tempo de Jesus, eram os publicanos e as prostitutas, que aceitaram a mensagem de Jesus e se comprometeram com a proposta de Jesus, isto é, se convertendo e vivendo como Jesus quer. Muitos pecadores públicos aceitaram os ensinamentos de João Batista e fizeram penitência. Esses são comparados ao filho que se arrependeu e cumpriu as ordens do pai. Por isso foram convidados a participar do Reino.

O filho mais novo representa as pessoas que se passam por religiosas, boas, caridosas, justas, mas são arrogantes, soberbas e não acham que precisam de conversão. São tão perfeitas que são juízes dos outros. Os mestres da lei e os fariseus externamente eram rígidos cumpridores da lei, mas era mais para se exibir e se aparecer como grandes seguidores da lei, na verdade queriam impressionar o povo, eram falsos piedosos. Fizeram igual ao filho que promete e não cumpre. Por isso, são excluídos do Reino de Deus.
João Batista exigia para todos as mesmas atitudes: convidava à conversão, à fé, ao arrependimento, à mudança de vida. Recebeu a salvação quem de fato acreditou, reconheceu seu pecado e mudou de vida.
Hoje, nós precisamos nos questionar: a minha resposta a Deus é só palavras da boca para fora ou se concretiza com gestos concretos de amor, justiça, caridade, solidariedade? Deus não leva em conta só as aparências, as simples palavras nada resolvem, mas as atitudes. “Não é aquele que diz: ‘Senhor, Senhor’ que entrará no Reino dos céus”, Vai entrar só quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus”, disse Jesus (Mt 7,21).
Não basta acharmos lindo e até concordarmos com o Evangelho, mas não dar um passo para colocá-lo em prática. Não nos esforçarmos para dia a dia nos convertermos, buscando corrigir nossas imperfeições para chegarmos perto da santidade.
É muito fácil acumularmos bons propósitos, fazermos muitas promessas de melhorar e ficar só na vontade. É preciso caminhar na estrada de Jesus que nos leva a paz, a felicidade e nos aproxima da santidade.

Oração: Senhor Jesus, quero lhe pedir perdão pelos meus compromissos rompidos. Sempre prometo amor e fidelidade, mas acabo falhando. Fortaleça-me para que eu possa me manter firmes nos meus propósitos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário