.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Bendita és tu entre as mulheres-Padre Antonio Queiroz

12 de Dezembro - Sexta - Evangelho - Lc 1,39-47

Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!
Hoje é com alegria que nós celebramos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Vejamos um pouquinho da vida de S. Juan Diego, um índio asteca mexicano, a quem Maria Santíssima se manifestou, dia nove de dezembro de 1531.
Juan Diego ganhou esse nome no batismo. Seu nome indígena é Cuauhtlatoatzein. Ele foi canonizado pelo Papa João Paulo II, na cidade do México, dia 31/07/2002. Ele nasceu em 1474, numa aldeia perto da cidade do México. Foi batizado em 1524, com cinqüenta anos de idade. Quem o batizou foi o missionário franciscano Frei Turíbio de Benavente. Era casado. Sua esposa também foi batizada e recebeu o nome de Maria Lúcia. Pouco tempo depois ela faleceu e Diego ficou viúvo. Foi então morar na casa de seu tio, que também era católico. Ajudava o tio nos trabalhos da roça.
Diego era um católico fervoroso. Ele caminhava vinte km para assistir à Santa Missa. Aproveitava a celebração para crescer na catequese, para orar e ao mesmo tempo para venerar a Virgem Maria, para quem sentia uma afeição especial.
Diego era conhecido na sua aldeia como um homem religioso. Para ele não foi difícil aceitar a fé católica, porque a via como muito superior à religião do seu povo, os astecas.
Dia 09/12/1531, Diego dirigia-se à celebração eucarística e, quando estava bem em cima da colina de Guadalupe, ouviu uma voz que o chamava pelo nome, como se há muito o conhecesse. A voz dizia: “Juanito”, quer dizer Joãozinho. Ele olhou para o céu azul e viu uma senhora. Esta lhe disse: “Onde você vai?” Ele logo reconheceu que era Nossa Senhora, e disse: “Vou à tua casa participar da santa Missa”.
“Quero que saibas – continuou ela – que sou Maria, a Mãe de Jesus. Desejo que aqui seja construído um templo para que nele eu possa mostrar o meu amor para com os habitantes deste lugar e para todos os que aqui vierem ou me invocarem. Vai à casa do bispo do México para lhe dizer que sou eu que envio você a ele. Manifeste a ele o meu desejo de ter aqui um templo. Preste atenção para lhe dizer tudo quanto você viu e ouviu. Você tem a minha proteção. Farei você feliz. Pode ir, meu filho”. Ele se inclinou diante da Senhora e foi.
Chegando à casa do Sr. Bispo, Dom João de Zumárraga, expôs-lhe as palavras da Senhora. Mas o bispo não acreditou muito. Pensou tratar-se de uma ingenuidade daquele índio.
Diego voltou ao mesmo lugar. A Virgem lhe apareceu e ele disse: “Senhora, fui bem recebido pelo Sr. Bispo, mas tenho impressão de que ele achou que fui eu que inventei essas coisas. Peço-lhe, Senhora, que dê esta missão a outra pessoa mais conhecida e de maior reputação que eu. Eu sou um pobre homem insignificante”.
Sempre sorridente, a amável Senhora respondeu-lhe: “Escuta, meu filho querido, o mais pequeno de todos, eu lhe recomendo e até ordeno que amanhã volte ao bispo e lhe diga o meu nome. Diga que sou a Maria, a Mãe de Jesus”.
Diego voltou ao Sr. Bispo e lhe contou a nova visão. Dom João lhe fez várias perguntas e ele respondeu a todas, não deixando dúvidas de que era mesmo a Santíssima Virgem que lhe tinha falado. O Sr. Bispo lhe disse que ia comunicar o fato ao conselho diocesano. Que ele voltasse dias depois.
Foi aí que aconteceu aquele fato bonito: um dia, Diego estava indo apressadamente à vila a fim de chamar um padre para atender o seu tio que estava muito mal. No caminho, a Senhora lhe aparece, e diz: “Caro filho, não se preocupe com a saúde do seu tio. Ele sarou”.
Diego então tirou o seu manto e o estendeu aos pés dela, para lhe prestar homenagem, conforme o costume dos índios astecas.
E logo depois Diego fica deslumbrado: de um momento para outro, o seu manto ficou coberto de flores belíssimas, perfumadas e recém desabrochadas. Isso, apesar de ser inverno, tempo em que não existe nenhuma flor naquela região. Maria então lhe falou: “Leve estas flores para o Sr. Bispo”.
Quando, na frente do bispo, ele estendeu o manto, a surpresa: Havia nele exatamente esta pintura de Nossa Senhora de Guadalupe, que nós conhecemos. A partir daí, é claro, todo mundo acreditou, e o Santuário foi erguido, exatamente naquela colina, que tinha o nome de Guadalupe, e onde a Virgem apareceu.
De fato, naquele momento em que a Virgem falou que seu tio havia sarado, ele ficou completamente curado.
Fizeram primeiro um santuário pequeno, depois um maior, e por fim este que existe lá hoje, que é enorme.
O Evangelho da Missa de hoje descreve a solicitude de Maria, indo apressadamente ajudar a prima Isabel, e a saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Essa sua solicitude não parou na sua Assunção. Pelo contrário, ela se multiplicou, e continua se estendendo pelos séculos, especialmente nos seus santuários.
Certa vez, um rapaz procurou a Madre Teresa de Calcutá e lhe disse: “Irmã, eu não consigo mudar-me. O que devo fazer?” Madre Teresa respondeu: “Basta você dizer: Quero”.
Realmente, essa palavrinha tem uma força incalculável. Nada resiste à palavra: “Quero”, pronunciada por uma pessoa. Ela expressa uma decisão, manifesta uma vontade firme e clara de fazer ou de conseguir alguma coisa. E onde há uma decisão, pode cair o mundo em volta que a pessoa continua firme, empregando todos os meios para conseguir aquilo.
Nós, muitas vezes, preferimos ficar no meio do caminho: “Queria”, “gostaria”, “vou tentar”. À esses, Jesus deixa de lado, pois ele disse: “Seja o vosso sim, sim; e o vosso não, não” (Mt 5,37).
Aquele “sim” que Maria disse ao Anjo, na anunciação, foi tão decidido que ela o desdobrou pela vida afora, em pequenos “sins”, como este de ajudar Isabel, ou de pedir um santuário para acompanhar os seus filhos e filhas peregrinos na terra.
Vamos pedir a N. Senhora de Guadalupe que, assim como conseguiu de Deus a saúde para o tio de Diego, que a consiga para nós também, tanto a saúde física como a espiritual. E que ela nos ensine como esperar bem o nascimento de Jesus.
Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário