.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

“ALEGRA-TE CHEIA DE GRAÇA!”- Olívia Coutinho

 
Dia 08 de Dezembro de 2014
 
Evangelho de Lc1,26-38
 
 Em plena preparação para a celebração do Santo Natal, a Igreja nos convida a celebrar a solenidade da Imaculada Conceição de Maria, como que dizendo ser impossível celebrar o Natal do Senhor Jesus sem reverenciar a doce figura de Maria!
O Papa Paulo VI, em sua exortação apostólica Marialis Cultus, disse-nos:  “No inicio de dezembro e no coração do Advento, a Igreja coloca a solenidade da Imaculada Conceição de Maria, apontando-nos esse tempo como tempo de Maria por excelência, mais que qualquer outro tempo litúrgico, pois é nele que a vemos na mais intima relação com seu filho”.
“Imaculada Conceição de Maria”; é importante não confundirmos este dogma, com os inúmeros títulos atribuídos a Maria.  Imaculada Conceição, se refere a pessoa de Maria,  vem nos afirmar que a Mãe de Jesus  foi concebida  sem a mancha do pecado, um dom de  Deus que ela  recebeu ainda no ventre de sua mãe e que ela  preservou em toda sua existência.
O evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, nos convida a entrarmos no mistério da encarnação, deixando Jesus entrar na nossa vida e nos transformar por inteiros!
A história da salvação teve início com o “sim” de Maria! A iniciativa foi do Pai, o “sim” foi de Maria! Foi o “sim” que marcou o início da nossa Redenção, que mudou a história da humanidade, dividindo-a em antes e depois!
O projeto de Deus começa a se desenvolver com a saudação do anjo à uma humilde jovenzinha de Nazaré, um povoado entre as montanhas da Galileia! Na sua simplicidade, Maria estava longe de compreender o projeto de Deus a se realizar através dela, pois tudo que lhe fora comunicado pelo Anjo era grande demais para o seu entendimento, mas mesmo sem entender, ela não hesitou em dar o seu “sim” à Deus.
As incertezas de Maria, deram lugar à certeza,  quando o Anjo lhe revela a promessa de Deus, de que o Espírito Santo lhe daria total assistência no mistério da encarnação. Maria sentiu-se segura sabendo que o Espírito Santo lhe daria a força necessária para que ela pudesse levar em frente a missão que o Pai lhe confiara:  ser a mãe de Jesus, daquele que viria nos libertar do cativeiro!
Com o “sim” de Maria, abriram-se as cortinas de um novo tempo, o sonho de Deus tornou possível, iniciou-se a construção de um novo Reino, de um Reino de amor, de justiça e de paz!
A mais bela forma de agradecermos a Deus por tamanho amor é responder ao seu chamado, com o “sim” de Maria! Um sim que não fique somente na palavra, mas que, a exemplo de Maria, nos coloque à serviço do Reino: “Eis aqui o (a) servo (a) do Senhor… Faça-se em mim segundo a tua vontade!”
 Da trindade Santa, surgi uma nova era, o sol de um novo dia resplandeceu no coração da humanidade: O Pai envia o Filho, o Espírito Santo gera o Filho no ventre sagrado de uma Mulher e o Filho assume a missão designada pelo Pai: Libertar a humanidade da escravidão do pecado! 
Com Maria, descobrimos um jeito simples de sermos felizes: sendo inteiros no amor! Só assim, realizaremos a vontade de Deus!
Maria foi inteira no amor, ela realizou a vontade de Deus, abrindo mão de todos os seus projetos pessoais para viver o projeto de Deus! 
A oração proferida pelo Anjo, no encontro com aquela que geraria o Filho de Deus, ainda hoje está na boca e no coração de todos aqueles que veem em Maria a ternura materna do Pai! 
Ave Maria, cheia de graça...
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
 Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário