.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

“USAI O DINHEIRO INJUSTO PARA FAZER AMIGOS...”- Olívia Coutinho

 
 Dia 07 de Novembro de 2014
 
Evangelho Lc 16,1-8
 
 
 O mundo continua rejeitando a proposta de Jesus, afinal, são muitos os que não querem enxergar a verdade que liberta!
 Num mundo, onde impera o individualismo, a cultura do  descarte, tudo gira em torno do dinheiro, a pessoa não é vista pelo o que é e sim, pelo o  que tem! Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar  por esta mentalidade consumista que a cada dia vai  distanciando as pessoas dos verdadeiros valores!  A mentalidade de quem está escravizado  pelas coisas do mundo, o leva a  assimilar a falta de esperteza, a falta  de dinheiro como causa  do não êxito na  vida de alguém!
Em meio a tantos adversários do projeto de Deus, Jesus vem nos trazer algo inovador, uma proposta de vida plena, que ao contrário do mundo, tem como prioridade o “ser” e não o ter!
No evangelho de hoje, Jesus nos convida a sermos agentes de um mundo novo, de um mundo alicerçado na justiça a base sólida sobre a qual construímos a nossa morada eterna!  
O ensinamento que Jesus nos passa no dia de hoje é desafiador, principalmente para  muitos de nós que não consegue libertar da escravidão do consumismo.
O evangelho nos alerta sobre o perigo de nos tornar reféns do dinheiro! O dinheiro  nos induz ao consumismo que é o motor que alimenta este sistema capitalista gerador de excluídos, um sistema  que descarta os  que não produzem, os que não dão lucro e que penaliza os que não se deixam corromper.
O texto nos apresenta a parábola do administrador desonesto. Nela, Jesus passa para os discípulos, o “exemplo” de um homem que só percebeu a importância dos bens duradouros quando se viu em apuros! A história, à princípio pode nos parecer de difícil compreensão, não podemos interpretá-la  ao pé da letra, se assim fizermos, corremos  o risco de achar  que Jesus estava elogiando a desonestidade do administrador presente na história. Pensar que Jesus elogia a desonestidade,  é sem duvida, desconhecê-Lo, pois a justiça tão apregoada por Jesus, não se baseia em esperteza, em levar vantagem em tudo e sim, no amor e na partilha!
É importante termos a clareza de que Jesus não elogia a desonestidade, o que Ele elogia, é  o esforço de alguém  que busca  meios para ter a sua vida salva. A lição que foi passada para os discípulos, e que hoje é passada para nós, deve nos conscientizar de que não podemos viver na passividade e nem sermos morosos em nossas decisões, principalmente em se tratando da prática da justiça. Jesus elogiou,  a agilidade de uma pessoa determinada a sair rapidamente de uma situação que lhe é desfavorável, é essa atitude que devemos ter em relação ao pecado, temos que ser rápidos para nos libertar desta escravidão, libertar, enquanto há tempo!
  “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos...” Pode nos soar estranhas estas palavras de Jesus, mas se aprofundarmos um pouco mais no contexto, vamos perceber que o que Jesus quis dizer, é que o dinheiro é  injusto quando ele nos escraviza, quando ele nos rouba de Deus, ou seja quando ele nos leva a pecar!  Fazer amigos com este dinheiro injusto significa devolver o que é do outro, pois  todo dinheiro injusto é fruto da exploração e as vítimas, nós sabemos, são os pobres. 
      A prática da caridade apaga o nosso pecado, por tanto, sejamos amigos dos amigos de Deus: os pobres! São Eles que no abrirão a porta do céu!
      Foi o que fez o administrador desonesto, ele transformou, ainda que por interesse, um dinheiro injusto, num bem para o outro. Com isso, ele deu um passo certeiro na vida, ao trocar os bens passageiros  pelos  bens duráveis.  Fica claro, que ele agiu com esperteza, mas se olharmos por outro lado, vamos perceber que ao ser convertido pela razão, ele dá o primeiro passo para a conversão do coração! Antes, ele trocava as pessoas pelo dinheiro, depois que se vê em apuros, ele troca o dinheiro pelas pessoas! É esta rapidez de raciocínio, que Jesus gostaria que  todos nós tivéssemos para ajustar a nossa vida Nele!   
Não sejamos ingênuos de pensar que Jesus condena o dinheiro, Jesus não condena o dinheiro, afinal, precisamos do dinheiro para o sustento do nosso corpo, o  que Jesus condena, é o mau uso do dinheiro e a forma ilícita de adquiri-lo. 
Troquemos os bens do mundo, pelos s bens duráveis, os bens Eternos!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário