.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

“O ZELO POR TUA CASA ME CONSUMIRÁ”! – Olívia Coutinho

 
32º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 09 de Novembro de 2014
 
 Evangelho Jo 2,13-22
 
A cultura dos tempos atuais nos induz a valorizar  mais  o externo, e assim vamos  deixando de cuidar do principal que é o nosso interior, de onde vem o amor que nos une como irmãos
Numa sociedade cada vez mais distante de Deus, impera o individualismo, a ganância, grande inimigos que nos  distanciam dos verdadeiros valores.
O evangelho de hoje, chama a nossa atenção sobre a importância de eliminarmos tudo aquilo que nos impede de fazer do nosso coração, um templo vivo onde Jesus possa habitar e agir no mundo através de nós! 
No texto que nos é apresentado, podemos perceber claramente a indignação de Jesus diante a  inversão de valores! O templo, isto é, um lugar de oração, onde deveria ser um local de encontro de irmãos,  estava sendo transformado num lugar de comercio, de  exploração! 
 Jesus, indignado, age repentinamente  expulsando os vendedores e os animais.  Já com  as pombas,  Jesus foi mais ameno, Ele  não as expulsou,  apenas pediu que as retirassem dali, provavelmente em respeito aos pobres, pois as pombas, certamente eram  as suas oferendas!
É importante termos a consciência de  que a preocupação de Jesus, não era com o templo de pedra, e sim, com o templo de pedra viva que é a vida humana! Jesus sabia da esperteza dos guardiões do templo, conhecia o coração de cada um, estava ciente da exploração que eles praticavam contra o povo, principalmente contra os pequenos.
Sempre que deparamos com este evangelho, é comum ficarmos centrados na atitude dura de Jesus ao expulsar os vendilhões do templo, e com isso não meditamos  o cerne do evangelho, que é a apresentação de Jesus, como o verdadeiro templo  de Deus!
 Jesus se apresenta como templo vivo de Deus, quando Ele diz: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei.”  mas esta  apresentação de Jesus,  não foi reconhecida por aqueles que estavam voltados somente para as coisa materiais. Enquanto Jesus falava do templo vivo de Deus, que era Ele, eles estavam voltados para o templo de “pedra”, ou seja, para as coisas materiais. O que  pode  acontecer conosco também, muitos de nós, não reconhecemos  Jesus como o Senhor da nossa vida, por estarmos  voltados  para as coisas materiais!
 “O zelo pela casa do meu Pai me consumirá”, estas palavras, descritas nas escrituras, prenunciavam o caminho da Cruz, que seria percorrido por Jesus! Hoje, nós sabemos que foi o seu zelo pelo o que é do Pai, isto é, o humano, que levou Jesus à  morte, sabemos também, que foi o  amor do Pai pela humanidade, que O ressuscitou!
Jesus, o templo de Deus, ligados a Ele, somos também o templo vivo onde habita Deus!
Como fieis seguidores de Jesus, precisamos nos comprometer mais com a construção e com a conservação do templo vivo de Deus,  que é o humano!
Portanto, cuidemos bem uns dos outros, para que Deus possa fazer morada no meu e no seu coração!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário