.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O esposo está chegando, saiam para recebê-lo-Claretianos


Domingo, 09 de novembro de 2014
32o Domingo do Tempo Comum
Dedicação da Basílica de Latrão
Sb 6,12-16: Encontrarão a Sabedoria os que a buscam
Salmo 62: Minha alma tem sede de ti, Senhor, meu Deus 
1Ts 4,13-18: Deus levará consigo os que morreram, por meu de Jesus
Mt 25,1-13: O esposo está chegando, saiam para recebê-lo
COMENTÁRIO
Nestes domingos finais do ano litúrgico, os textos são um convite para refletir sobre o "fim" de toda a existência. Esta ordem é considerada, não só a meta na qual a vida adquire sentido ou acabamento, mas também como a meta do caminhar histórico coletivo do ser humano e da realidade toda. Temos algumas semanas para contemplar a este aspecto ineludível de nossas vidas.
A primeira leitura é um hino que canta as maravilhas da Sabedoria. Ela vai ao encontro daqueles que a procuram, daqueles que gostam dela e ela mesma se manifesta. A sabedoria é uma qualidade, uma maneira de Deus se revelar para aqueles que realmente o buscam. A única condição para que esse encontro se realize é estar aberto à  sabedoria e à pesquisa como forma de buscar a Deus. (Importante perceber que a sabedoria é apresentada neste livro de forma "personificada", mas não "hipostasiada”: a personificação é apenas uma figura literária, uma forma de falar.
 Enquanto isso, Paulo, em sua carta aos tessalonicenses, responde às dúvidas de alguns irmãos que se haviam juntado recentemente à comunidade. Estes irmãos consideravam que os mortos estariam em desvantagem por estarem ausentes na próxima vinda do Senhor. Paulo reafirma o ensinamento que recebeu: Aqueles que morreram em Jesus estarão presentes com ele no último dia. Eles ressuscitarão primeiro e nós que ficamos seremos arrebatados com o Senhor. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, Deus resscuscitará os que com ele morreram. Para Paulo, no batismo, que é expressão de conversão, nós mergulhamos na morte do Senhor. Da mesma forma, aqueles que morreram com Cristo ressuscitarão porque participaram do caminho, do seguimento e da alegria de continuar pregando a Utopia de Deus, que nós chamamos Reino. A substância da nossa fé ou da nossa esperança não pode ser confundida com uma cosmologia ou mitologia do tempo e da cultura helenística que não era a de Jesus ... considerando cosmologia ou representação da vida e da morte na cultura da sociedade em que Jesus viveu, tampouco são para nós "Palavra de Deus”.
 O evangelho de hoje narra a parábola das dez virgens, sábias e tolas, que estavam à espera do noivo. Nada conta do noivo, pois o "Noivo" é o próprio Jesus (Mt 9,15). E bom lembrar que o reino de Deus também é simbolizado por uma festa de casamento ...
A parábola ensina que o fim de cada pessoa depende do caminho que ela escolher, que de alguma forma, a morte é consequencia da vida - prudente ou tola - que se tenha levado. Jovens tolas são aquelas que ouviram a mensagem de Jesus, mas não a levaram à prática. Jovens prudentes são aquelas que produziram frutos em sua vida, por isso entram para o banquete do Reino. Assim, a leitura do Evangelho faz parte da preocupação da comunidade dos recém-convertidos de Tessalônica, que se preocupavam com o fim dos tempos.
         A parábola é uma séria chamada de atenção a todos nós. "Estejam vigilantes, pois não sabem nem o dia e nem a hora”. Não deixem que em nenhum momento a lâmpada da fé se apague, porque qualquer momento pode ser o seu último. Fiquem atentos, pois a festa da vida está acontecendo agora, neste momento. O Reino está aqui. Acendam as lâmpadas com o óleo da fé, da fraternidade, da caridade mútua. Nossos corações, cheios de luz, nos permitirão experimentar a verdadeira alegria aqui e agora. Os outros, os que vivem à nossa volta, vão ser também iluminadas, vão conhecer a alegria da presença do Esposo esperado. Jesus nos pede que nunca nos falte esse óleo em nossas lâmpadas.
Certamente devemos aproveitar este momento para construir a fraternidade e não egoisticamente buscar o nosso próprio bem-estar. As virgens estultas colocaram outro óleo em suas lâmpadas: o que só serve para iluminar o caminho de forma egoísta. Assim, não puderam entrar na festa de casamento. E se tivessem entrado não teriam entendido nada. Na festa da fraternidade, quem só olha para o seu próprio interesse se aborrece. Seria bom perguntar qual o tipo de óleo que abastece as nossas lâmpadas. Seria bom examinar como nós trabalhamos todos os dias para aumentar a intensidade do nosso fogo, e de nossas reservas. Ou vamos desperdiçar as chances de criar fraternidade, amor e de servir aos irmãos? 

Oração:  Deus, nosso Pai, ajuda-nos para que possamos viver com responsabilidade e esperança, como Jesus nos ensinou, para que fiquemos longe do desânimo, da tristeza e do desespero e possamos trabalhar livremente na construção de teu reino. Por Jesus Cristo nosso único Senhor. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário