.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de novembro de 2014

"JESUS, MESTRE, TEM COMPAIXÃO DE NÓS!" - Olívia Coutinho

 
 Dia 12 de Novembro de 2014
 
Evangelho de Lc 17,11-19
 
Como seguidores de Jesus, comprometidos com o evangelho, não podemos  ficar  indiferentes às inúmeras graças  que recebemos de  Deus  e nem deixar que nossos  irmãos  desconheçam a verdade que liberta!
Podemos ter fé, mas se não aplicarmos na nossa vida, os ditos e feitos de Jesus, não daremos testemunho do seu amor no mundo, portanto, o reino de Deus não acontecerá no mundo através de nós! O Reino de Deus só acontece através de nós quando nos tornamos fonte de vida para o outro, eliminando as trevas de sua vida!
 Muitas vezes, o que aflige o nosso irmão, não são os seus problemas em si, e sim, a falta de disposição para enfrentá-los  por não verem nenhuma perspectiva de saírem de suas dificuldades.  É aí que entra as mãos de Deus em nossas mãos, afim de que possamos restaurar estas  vidas que se desfazem por falta de motivação!
Muitos irmãos, não conseguem sair de situações difíceis, por  falta  de alguém que lhe mostre o Deus da vida, o Deus que é maior do que o seu problema, daí a importância de sermos propagadores do amor de Deus no mundo!
Podemos perceber no evangelho de hoje, o quanto é importante propagar o amor de Deus! Foi graças a esta propagação, que dez leprosos, citados no evangelho,  encontraram  o caminho para se  libertarem de um mal que lhes causava além das feridas no corpo, feridas profundas na alma. 
Cientes de suas limitações, estes dez homens, sequer  ousaram  a aproximar de Jesus, mas de longe eles gritaram: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”. Jesus é muito breve neste encontro, apenas ordena-os: “ Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Jesus disse isso, porque somente  os sacerdotes poderiam liberá-los para o convívio  social, após constatar a sua cura, cura, que Jesus sabia que iria acontecer ao longo da caminhada deles ao encontro dos sacerdotes.  
Em obediência à Jesus, os leprosos, tomados  de esperança,  tomam o caminho indicado por Ele e durante o percurso percebem que estão curados!  Um deles, logo que se viu livre da lepra, retorna  ao encontro do Sacerdote  Maior, aquele que lhe concedera a cura: Jesus! Prostrado a seus pés, o samaritano recebe também a cura interior, ou seja, a sua Salvação!  Este, era  considerado inimigo dos  judeus, foi o único  que ao sentir tocado pela intervenção de Deus em seu corpo, quis  também experimentá-la no seu interior, o que  podemos constatar  com a sua decisão de  retornar à Jesus.
Antes de receber a cura do corpo, o samaritano  grita Jesus de longe, curado, ele toca em Jesus, numa atitude de reconhecimento de que Jesus é o próprio Deus! É este reconhecimento que o levou a ficar totalmente libertado de tudo que o escravizava: doença, preconceito, abandono...
 Enquanto que os nove leprosos,  pertencente ao povo  judeu se contentaram  apenas com a cura física,  o samaritano, curado fisicamente, voltou para buscar em Jesus a cura interior, e simultaneamente ele alcançou  a sua salvação, o que nos  mostra, que não é pela região que se dá testemunho de fé, e sim, pela crença no poder misericordioso de Jesus!  
Jesus questiona: “ e os outros nove, onde estão?” Este  questionamento   não significa que Jesus queria ouvir um agradecimento verbal deles, na verdade,  o  que Jesus queria mesmo,  era poder curá-los por inteiro, como curou o samaritano. 
 A nossa gratidão a Deus, não deve se resumir num simples: “Obrigado Senhor! Não é erguendo as mãos para o alto e nem proferindo palavras bonitas, que demonstramos a nossa gratidão a Deus, e sim, no nosso viver de acordo com a vontade de Deus, vivendo retamente, praticando ações de bondade no nosso do dia a dia.
Mais importante do que o encontro com Jesus, é  permanecer com Ele, o que os nove leprosos não fizeram, ficaram somente com a cura física!
A salvação é um presente que Deus concede a todo aquele que  crê em Jesus e que se dispõe a  segui-lo!
E nós, com quem identificamos: com o Samaritano que voltou para receber a cura interior? Ou com os nove leprosos  que se contentaram com a cura do corpo?
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário