.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de novembro de 2014

FÉ E GRATIDÃO – Maria de Lourdes Cury Macedo


Quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Evangelho de São Lucas 17,11-19

Nós seres humanos em nossa pequenez, fragilidade, imperfeição sempre pedimos a Deus que aumente a nossa fé porque sabemos que é pequena. Também os apóstolos pediram a Jesus que aumentasse a sua fé. Eu penso que devemos diariamente fazer esse pedido e acrescentar que “aumente a qualidade da nossa fé”. Se nos reunimos para rezar em comunidade é graças a uma fé que se traduz em compromisso com o projeto de Deus, o qual Jesus por sua ação e palavra foi totalmente, plenamente comprometido com o Pai, até a morte.
No episódio de hoje, no qual é narrada à longa caminhada de Jesus para Jerusalém, passando entre Samaria e Galiléia, Jesus encontra-se com dez leprosos. Conforme a lei da época os leprosos tinham que ficar longe do povoado, escondidos para não transmitir a terrível doença às outras pessoas. Eram excluídos da sociedade, marginalizados, condenados a morte sem tratamento, sem visitas, sem remédios... Um dos dez leprosos é samaritano. Samaritanos e judeus eram inimigos mutuamente, se odiavam. Mas, a doença os aproximou, estão juntos e solidários, pois a desgraça muitas vezes serve para unir as pessoas ainda que inimigas.
Os leprosos deviam afugentar, afastar aos gritos quem se aproximasse deles. Eram obrigados declarar em alta voz sua desgraça, maldição e castigo: “Afastem-se de nós, pois somos impuros” (cf Lv 13,45). A lepra era considerada castigo de Deus.
Os leprosos obedecem à lei denunciando que são doentes, mas ao mesmo tempo percebendo a presença do Nazareno, transgridem a lei em nome da fé no Deus que salva a todos sem distinção. “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!” Aquele clamor, é o clamor de quem quer ter vida, voltar à vida, voltar à família, voltar à convivência social. Jesus se compadece deles, porque é misericordioso, amoroso, e deseja vida em plenitude a todos os seres.
Jesus respondeu à fé dos marginalizados: “Vão apresentar-se aos sacerdotes”. Os sacerdotes eram os encarregados de dar “alta” e de introduzi-los novamente na sociedade.
“Enquanto os dez leprosos caminhavam, perceberam que ficaram curados”. Somente o samaritano ao perceber a cura voltou para agradecer Jesus, voltou dando glória a Deus em alta voz. Apenas um volta para agradecer Jesus. Jesus pergunta: “não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove?” Jesus disse ao samaritano: “Levanta-te, e vai, tua fé te salvou”!
Jesus admira que só um voltou para agradecer e era “um samaritano”. Jesus nos ensina que quem faz o bem, a caridade deve fazer gratuitamente, mas quem recebe deve ser agradecido.
O samaritano foi curado no corpo e no espírito, a gratidão é sinal da presença do Espírito de Deus no coração das pessoas. Pode-se dizer curado quem, depois de ser beneficiado por um milagre, se esquece de voltar atrás e agradecer, pois segue adiante, pensando em si mesmo e nos seus afazeres?
O samaritano foi salvo pela fé por dar mostras de ter rompido com o egoísmo no coração e, por isso, ter sido capaz de reconhecer a ação de Deus, por intermédio de Jesus, a quem agradecia de coração. Os outros nove judeus, voltaram para seu dia a dia, como se a ação de Jesus tivesse sido um gesto corriqueiro e banal. É como agem os discípulos ingratos!
Oração: Pai, coloca-me no coração um profundo senso de gratidão que me leve a reconhecer os inúmeros benefícios que o Senhor me concede, por intermédio do seu Filho Jesus. Amém!!!!



2 comentários:

  1. Senhor, aumentai cada vez mais a minha fé!!
    Amém!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou te acompanhando minha querida catequista, assim como este blog maravilhoso. Beijos no seu coração. Danila Jeppez.

    ResponderExcluir