.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A brevidade da vida-Helena Serpa

DIA 25 DE NOVEMBRO - TERÇA
Evangelho - Lc 21,5-11
Apocalipse 14, 14-19 – “prontos para a colheita? ”
 A visão descrita por São João revela para nós o momento do exame final quando Jesus vier coroado de ouro, sobre as nuvens, para julgar as nações. A voz do anjo ressoará: “Lança tua foice e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura.” A comparação simbólica de São João nos leva a refletir sobre cada um de nós, como terra em que foi plantada a semente do amor de Deus. Já recebemos a semente, temos tido tempo e oportunidade para adubar e regar a nossa terra e, na hora certa Jesus virá para colher o fruto que nós produzirmos. Não podemos perder tempo pensando que essas coisas não são para agora, mas para o final do mundo. A qualquer dia da nossa vida necessitamos estar prevenidos e prontos para a colheita. Seremos julgados pelo Amor que vivenciamos. O Pai nos acompanha agora, hoje e sabe de tudo de que somos capazes ou incapazes de realizar. Portanto, precisamos apenas acolher a Palavra de Deus que nos manda amar e esperar tranquilamente o grande dia. Jesus, Rei do Universo virá em glória e, com o auxílio da Sua graça nós já estaremos maduros (as) para sermos ceifados (as). É fácil avaliarmos a nossa situação para percebermos se estamos produzindo frutos bons. Basta somente que façamos uma reflexão se as nossas ações denotam amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança, atitudes que se originam do fruto do Espírito Santo ou se pelo contrário estamos cultivando inimizades, malquerenças, incompreensão e discórdia.  – Como você tem vivido?  O amor ou o desamor? –  O que você poderá oferecer a Jesus quando Ele voltar?   – O que você está fazendo com o Amor de Deus recebido como semente na terra do seu coração?   
Salmo 95 – “O Senhor vem julgar nossa terra”.
 Jesus virá como Rei soberano para julgar nossa terra. Saber isso é motivo para nós de alegria e de esperança. Desde já anunciamos que Jesus é Rei e proclamamos isto com o nosso viver, com as nossas ações. O reino de Jesus é um reino de amor e de justiça. Cantando esse salmo nós nos rejubilamos na presença do Senhor que vem para julgar a nossa terra, a nossa vida, a nossa história e nos recompensará com dias de glória.
Evangelho – Lucas 21, 5-11 -  “a brevidade da vida”
 Diante da admiração das pessoas ao contemplarem o templo de Jerusalém Jesus prognostica o que lhe iria acontecer em tempos futuros. E abre-lhes os olhos para que percebam os sinais dos acontecimentos como prova de que tudo passará um dia e precisamos permanecer firmes confiando no plano de Deus.   Também a nossa existência aqui na terra, apesar da beleza, dos dons e talentos e do sucesso que conseguimos, irá passar um dia.  Sabemos que ela é limitada e as coisas que apreciamos hoje em nós, beleza física, fortuna, dotes, fama, poder, etc., passarão. São coisas transitórias e que só estão disponíveis para nós enquanto aqui vivemos. Jesus nos alerta sobre a brevidade da vida e das coisas temporais. Acontecerá também conosco como Ele disse : “não ficará pedra sobre pedra”, e todos esses adereços serão destruídos em nós. Esta é a realidade. No entanto, não precisamos nos apavorar nem tampouco acreditarmos em todas as histórias que nos contam e prognosticam. Não nos compete saber o tempo determinado em que tudo isto vai acontecer. O próprio Jesus nos adverte:“Cuidado para não serdes enganados…”  O sinais são evidentes na nossa vida, os acontecimentos preanunciam as palavras de Jesus, porém nós precisamos apenas estarmos firmes e seguros, porque só o Pai sabe o dia e a hora e é Nele que confiamosO ser humano sempre passará por provações e dificuldades: guerras, fome, miséria, inimizades. Estes fatos estarão presentes na vida de cada um de nós. Não devemos nos angustiar por causa dessas manifestações, porém, precisamos estar sempre vigilantes e conscientes de que aqui, é só um tempo em que precisamos viver sob o olhar do Senhor. O tempo em você está vivendo é um tempo de esperança ou de desânimo? – Você tem encarado as coisas boas e as dificuldades da sua vida com o mesmo espírito? – As dificuldades que você precisa enfrentar dia a dia, levam-no (a) a querer sempre mais vencê-las, superá-las, ou fazem com que você sinta-se vencido, (a)  superado (a)?– Você tem orado pelos povos, pela humanidade, pelas nações?

Helena Serpa, 

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

3 comentários:

  1. Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bom que pessoas como você nos esclareça o conteúdo da bíblia, essas leituras com essas explicações são tão importantes... você pode imaginar?

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito das suas reflexões. Continue nesta linha. 1ª leitura, salmo e o evangelho.Preciso aprender mais. estou muito verde ainda.

    ResponderExcluir