.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 5 de outubro de 2014

Um Teólogo ajuda ou atrapalha? - -Diac. José da Cruz

QUINTA FEIRA DA 28ª SEMANA DO TC 16/10/2014
1ª Leitura  Efésios 1, 1-10
Salmo 97(98), 2ª “Grande é o Senhor em Sião.”
Evangelho Lucas 11,47-54

Um Teólogo ajuda ou atrapalha á nossa caminhada de Igreja? Depende...se ele for igual aqueles teólogos de Israel, nossos amigos Doutores da Lei e Fariseus, só atrapalham e muito, a caminhada do nosso Povo de Deus. Como conhecedores da Escritura e principalmente da Lei, eles tinham em mãos uma ferramenta maravilhosa, dada por Deus, que era o conhecimento para interpretarem a Lei e a Palavra, facilitando assim a compreensão do povão, ajudando e contribuindo de maneira decisiva, para o povo buscasse e vivesse na santidade a que foi chamado pelo próprio Deus. É essa a função de um teólogo, fazer o “meio de campo” preparando as jogadas, ajudando a defender, ou a atacar, quando for oportuno, no século quarto da História da Igreja tivemos um timão de ótimos teólogos, fiéis á missão, chamados Padres da Igreja, os pais de nossa Fé apostólica. Defendiam a Igreja contra as Heresias, orientavam, educavam, formavam e foram decisivos na preservação da Doutrina Católica.
Postura bem diferente dos Teólogos de Israel, que sentindo-se donos do conhecimento e da cultura religiosa, aproveitavam para explorar e oprimir o povo, impondo-lhes leis, normas e práticas religiosas duríssimas. Deveriam ser os facilitadores para que a comunidade acolhesse Jesus, o Messias enviado por Deus, deveriam ser os primeiros a acolhê-lo, já que sabiam tanto á seu respeito. Mas queriam e pensavam em um Messianismo que lhes confirmasse como “iluminados e Justos”, dando-lhes ainda mais regalias e benefícios nos trabalhos do templo.
Pareciam e muito, com alguns agentes pastorais do nosso tempo, que se julgam especialistas naquilo que fazem e não admitem interferência de ninguém, nem a ingerência do padre. Irmãos e irmãs que são acolhidos na pastoral, têm e devem passar primeiro pelo seu crivo, em tudo que fazem julgam-se absolutos. Poucos conseguem escapar desse nefasto “Bichinho” do poder e do prestígio que se torna ainda mais evidente nos Ministérios dos Leigos. Na Comunidade a gente vê de tudo, leigo querendo mandar mais que padre e diácono juntos, Diácono querendo mandar mais que padre, e padre querendo mandar mais que Bispo. Os Teólogos antigos matavam e faziam belos túmulos para os profetas que Deus enviava, nas comunidades não se mata as pessoas, mas sim os carismas e talentos que muitas vezes ela quer oferecer á comunidade, mas que logo são sufocados pelo Clericalismo Laical.

Precisamos olhar esse evangelho com humildade, para aprofundarmos a reflexão e ao final admitirmos que em nossas comunidades também há os Doutores das Pastorais e dos Movimentos, que não entram no Espírito Cristão, e são obstáculos a que outros entrem. Todos um dia irão responder diante de Deus, por estas ações que em cada contribuem com o Reino de Deus, ao contrário, faz dele uma caricatura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário