.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

OS ANUNCIADORES DO REINO-Lourdes


18 de outubro – sábado - 2014

Evangelho de são lucas 10, 1-9

OS ANUNCIADORES DO REINO - Como cordeiros entre lobos


Jesus está a caminho de Jerusalém. Esse é o caminho de Jesus para a Libertação. Em Jerusalém, irá dar sua vida, e de Jerusalém, nascerá a Igreja pelo mesmo poder do Espírito Santo que sempre esteve em Jesus.
Ao longo desse caminho, Jesus precisa da colaboração dos Apóstolos para difundir o Reino de Deus. No trajeto, as pessoas vão se definindo a favor ou contra o jeito de ser, pensar e agir de Jesus, seu modo próprio de libertar, por isso elas vão aderindo a Jesus ou fazendo parte do grupo que o rejeita e o mata.
Ao enviar 72 discípulos, de dois em dois, Jesus quer nos ensinar que a missão não é só para os 12 apóstolos, mas para todos os povos e em comunidade.  O nº 72 é simbólico. Ele quer nos dizer que todos são responsáveis em transmitir o Reino de Deus: aí está a origem da missão cristã. Todos são convocados a tomar parte na tarefa de anunciar a presença de Jesus, Aquele que traz para dentro da nossa vida o projeto de Deus. Jesus precisa de gente que anuncia não a si próprio, mas Aquele que o enviou.
A missão não é fácil, é perigosa e muito urgente. Por isso o discípulo não pode perder tempo com nada, nem com o necessário a si mesmo e muito menos com quem não aceita seu anúncio. Em momento nenhum Jesus disse que a missão seria fácil. Colocar-se a serviço do Reino significa atrair para si as iras do anti-Reino. A orientação do Mestre Jesus era que não tivessem medo e seguissem adiante, deixando para Deus a punição reservada para aqueles que rejeitam o Reino. Importante saber que a perseguição está na vida de todos os servidores de Jesus.
O lobo é símbolo da violência e da arrogância. O cordeiro simboliza a mansidão, a fraqueza, a fragilidade. É um animalzinho que só consegue se salvar se o pastor o defender.
Os rabinos costumavam dizer que o povo de Israel era como um cordeiro cercado pelos lobos (povos pagãos), que queriam devorá-lo. Jesus usa essa comparação para seus discípulos. Jesus diz que eles devem ser como cordeiros. Devem estar muito vigilantes para que em seus corações não surjam os sentimentos dos lobos: a raiva, a ganância, o ressentimento, a vontade de dominar e de corromper os outros. Esses sentimentos sempre levam a cumprir as ações dos lobos: o abuso do poder, as agressões, as violências, as ofensas, as mentiras. E a história da Igreja nos mostra que quando os cristãos se transformam em lobos, sempre fracassam na sua missão. Jesus salvou o mundo comportando-se como cordeiro, não como lobo.
Jesus exige que os seus pregadores se apresentem ao mundo despojados de tudo: sem dinheiro, sem apoios políticos, econômicos. Quem não souber renunciar a essas garantias humanas, quem não tiver a coragem de por toda a confiança na proteção do Pastor, nunca será uma testemunha confiável do Reino.
Ao enviar seus discípulos em missão, Jesus esperava que eles anunciassem o Reino de Deus, realizando atos concretos de amor, que pudessem revelar a presença de Jesus, usando de misericórdia com todos, como curar os doentes.
Ao entrar numa casa, deveriam saudar com a “Paz”, que é  bênção, e significa que o anúncio do Reino traz justiça e  misericórdia que levam à paz. E quem não aceitar, Jesus aconselha não perder tempo, porque tem muito trabalho a realizar e, por isso, ele fala para sacudir até a poeira do calçado.
Jesus é duro e fala francamente que terá mais misericórdia com Sodoma, Tiro e Sidônia, do que para os que rejeitarem o anúncio do Reino. Rejeitar os discípulos é rejeitar o próprio Jesus e o Deus que o enviou. Rejeitar Jesus e seu Reino de amor e justiça é escolher a própria condenação.
Somos os discípulos de Jesus hoje, anunciadores do seu Reino. Também devemos dizer aos irmãos: vim trazer a paz para você, para sua família, para sua casa. Esse é um anúncio que traz conforto, que desperta admiração, interesse, esperança, alegria! Se entre os que nos ouvem houver algum “filho da paz”, se houver alguém disponível para abrir o coração para Cristo, sobre ele descerá a nossa paz, a paz de Cristo.
Oração: Pai, consciente de que os missionários do Reino vivem como cordeiros entre os lobos, dá-me fortaleza e coragem suficientes para jamais desanimar. Amém!

Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário