.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O primeiro milagre de Jesus - Claretianos

Domingo, 12 de outubro de 2014
Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rainha e padroeira do Brasil
Santos do Dia: Amigo e Amélio (mártires de Mortara, na Itália), Domnina de Anazarbus (mártir), Edístio de Ravena (mártir), Edvino (rei da Nortúmbria, mártir), Etelburga de Barking (virgem), Eustáquio da Síria (presbítero, mártir), Evágrio, Prisciano e Companheiros (mártires de Roma), Félix, Cipriano (bispos) e Companheiros (mártires), Fiaco de Slébte (monge, bispo), Juliano de Lodi (bispo), Maximiliano de Lorch (bispo, mártir), Monas de Milão (bispo), Pantalo de Basle (bispo, mártir), Salvino de Verona (bispo), Serafim de Ascoli-Piceno (capuchinho), Valdrido de York (monge e bispo).
Primeira leitura:Ester 5,1b-2 ;7,2b-3
Concede-me a vida do meu povo – eis o meu desejo!
Salmo responsorial:44, 11-16
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!
Segunda leitura:Apocalipse 12,1.5.13a.15-16a
Um grande sinal apareceu no céu.
Evangelho:João 2,1-11
Fazei o que ele vos disser.
Em Caná da Galiléia, em uma festa de bodas, faltou vinho. A mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

COMENTARIO DA FESTA
Em outubro de 1717, três pescadores, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do Rio Paraíba, colheram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A imagem foi levada para a casa da família de um deles: Filipe. No começo foi construído um pequeno oratório. O povo reunia-se para rezar o terço. Alguns sinais começaram a ocorrer, a devoção começou a se espalhar. Depois veio a basílica que hoje chamamos de basílica antiga e, mais recentemente, o grande santuário nacional de Aparecida. O evangelho das bodas aponta para o poder da intercessão. O texto é simbólico! As talhas vazias simbolizam a religião antiga, que perderam sua função. O vinho novo, de boa qualidade, é a mensagem de Jesus que traz vida nova e devolve a alegria à festa da vida. Maria, a mãe de Jesus, está presente nessa festa da vida e intercede, junto a Jesus, pois é dele que vem o poder renovador da vida. Que Maria, a padroeira do Brasil, interceda pelas necessidades da nossa nação. Nossa Senhora Aparecida, Rogai por nós.

COMENTARIO LITÚRGICO
O texto é uma narrativa do primeiro milagre de Jesus. Ele não o realizou no templo, mas em meio à festa e à celebração da vida, em dia de bodas. Este primeiro milagre consiste em acrescentar 600 litros de vinho em uma festa de casamento. O casamento de Caná já acena para o mistério da cruz, local onde se celebra o casamento entre Deus e a humanidade. Na bíblia, o casamento é o melhor símbolo da aliança para expressar o amor de Deus para com seu povo. No AT, Deus mesmo é o esposo, aquele que nos ama com amor eterno. Porém, esta aliança de Deus com os seres humanos foi muitas vezes traída por nós. Bem o expressam os profetas, apontando inclusive as consequências desse rompimento.O fato de acabar o vinho significa o desgaste do judaísmo como religião que já não despertava a esperança de vida nos seus fieis. As bodas de Caná apontam para uma nova e definitiva aliança de Deus para com a humanidade. Maria está como quem intercede, mas também aquela que aponta para Jesus e como esposa, totalmente entregue ao seu esposo, Ela representa o Israel fiel, a mulher que ama o Esposo, a filha de Sião que escuta a palavra e espera a sua realização. Que nossa vida seja uma atualização dos gestos de Jesus, que introduzia a alegria onde ela ia se acabando e onde a festa deveria continuar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário