.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

-MULHER. NÃO CHEGOU MINHA HORA-José Salviano

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, SOLENIDADE

O PRIMEIRO MILAGRE
-MULHER. NÃO CHEGOU MINHA HORA-José Salviano
DOMINGO - 12 de Outubro de 2014
Ano   A
Evangelho - Jo 2,1-11
          Prezados irmãos e irmãs.  Hoje celebramos a festa de Aparecida, a padroeira do Brasil. É lá que trabalha o nosso querido Padre Queiroz. 
          Na festa de Caná, a mãe de Jesus veio lhe dizer que os donos da festa não tinham mais vinho. Ela sabia que seu Filho poderia dar um jeito. Jesus respondeu secamente: "Mulher, por que dizes isto a mim?  Minha hora ainda não chegou."
           Mulher? Por que Jesus não disse: Minha mãe...? Essa é a pergunta daqueles que não aceitam Maria como a mãe de Deus. Antes de tentar esclarecer a postura um tanto ríspida de Jesus, vamos dar uma olhada na situação da MULHER naqueles tempos.
          Nos tempos de Jesus, a mulher era  subestimada e em tudo era considerada inferior ao homem, o qual era o seu dono, e até podia vender a filha como escrava.
          A situação da mulher era muito humilhante e desumana. Ela não podia dispor do ganho do seu trabalho, não recebia instrução religiosa pois julgavam-na incapaz para compreender, não podia ser testemunha nos tribunais,  por causa da sua inclinação a mentira, tinha de permanecer em casa, caso precisasse sair em público era com o rosto coberto com dois véus amarrados na cabeça, não podiam estar sozinha no campo,  poderiam ser compradas, no templo elas ficavam separadas dos homens,  ficavam sempre em lugares inferiores, elas não eram contadas por mais numerosas que fossem ( na multiplicação dos pães eram 5.000 homens sem contar mulheres e crianças),  isto porque também as crianças assim como os escravos e os estrangeiros, eram desprezados pelos homens.
          A mulher não participava das peregrinações a Jerusalém nas grandes festas anuais, não podia pronunciar  a ação de graças à mesa, nas refeições, embora seja obrigada a cumprir todas as proibições da Lei religiosa, e era submetida  a todo o rigor da legislação civil e penal, inclusive a pena de morte.  Nenhum homem poderia encontrar-se a sós com uma mulher, olhar para uma mulher casada, muito menos saudá-la, ou falar com uma mulher na rua, principalmente se fosse estranha.
          Jesus quebrou essa regra quando esteve na Samária e naquele poço d'água, conversou longamente com a samaritana conhecida publicamente como de má conduta, estrangeira,  idólatra e considerada maldita pelos judeus, o que causou espanto até aos discípulos.
          Culturalmente a superioridade masculina era uma realidade pertinente não só entre os judeus, mas também entre os gregos e romanos. Os homem grego agradecia aos deuses pelo fato de não ter nascido mulher.  Podemos observar que no Antigo Testamento, as palavras: piedoso, justo e santo não são escritas na forma feminina.  Assim naquela cultura antiga, só os homens eram os santos, os competentes, e as mulheres só serviam para procriar e eram a causa de todos os pecados.
          As mulheres eram consideradas impuras  durante o tempo da menstruação, não participavam do banquete quando havia hóspedes em casa, nem mesmo podiam servir a comida, elas não tinham o direito de pedir o divórcio, só o marido podia.  O marido tinha o direito de expulsar a mulher de casa se ela fosse a rua sem cobrir a cabeça e o rosto. O marido podia repudiar a mulher com divórcio, se ela ficasse pela rua falando com as pessoas ou se ela deixasse a comida se queimar, e ainda se ele encontrasse outra mulher mais bonita que a sua.
          O homem ( rico) podia ter várias mulheres, e a esposa tinha a obrigação de tolerar as demais mulheres do seu marido em casa. Se a noiva tivesse relações com outro homem, seria considerada adúltera e condenada a morte por apedrejamento, e estrangulamento para as adúlteras casadas.  Já para os homens não havia castigos.
          JESUS COMBATEU TODA A DESCRIMINAÇÃO DA MULHER
          Jesus enfrentou e combateu a todas as injustiças, principalmente estas que acabamos de ver e que era fruto daquela estrutura patriarcal egoísta e machista.
          Jesus combateu aquela sociedade dominada pelos homens, que deixavam as mulheres fora de todos os seus privilégios, tratando-as com desprezo, e deixando-as numa situação de inferioridade.  Foi por isso que Jesus disse: "Os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros. "  Referia-se aos saduceus que se julgavam os primeiros a entrar no Reino dos Céus, e as mulheres as últimas. (Do esmo modo, os pobres, analfabetos por não poder ler a Lei...)  Pois o Reino de Deus, segundo Jesus, foi preparado para todos sem discriminação ou exclusão de ninguém.  Bastando que pecadores públicos, prostitutas, ladrões se arrependessem e se convertessem.
          Jesus mediante a sua prática de vida, devolveu à mulher os seus direitos como ser humano filhas de Deus, merecedora de um lugar na vida social e religiosa, como os homens, com a mesma dignidade, categoria e direitos que o homem. Portanto, Jesus repugnou em público, aquelas leis e costumes ridículos e discriminatórios que desprezavam as mulheres, negando sua dignidade e seus direitos.
          Esse foi mais um dos motivos pelos quais Jesus foi condenado à morte de cruz. Por ter com isso arriscado o seu prestígio e sua vida diante dos judeus.
          Jesus tinha um grupo de mulheres suas discípulas, as quais ajudavam Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. Confira em (Lc 8, 1-3 e Mc15,40-41).
          Não se tratava de um envolvimento de Jesus com mulheres, mas sim, era um modo de enfrentar os costumes discriminatórios daquela sociedade machista.
          Ao dizer MULHER, para a sua mãe, ao contrário do que alguns possam pensar, Jesus não estava sedo ríspido ou mesmo desrespeitoso para com aquela  que  o gerou e o  carregou em seu corpo, mas sim, pelo contrário, Jesus estava dizendo aos demais ali presentes, que aquela era A MULHER MAIS SANTA e mais importante de todos os tempos. Aquela santa mulher, representante de todas as mulheres da Terra, era e é o MODELO DE MULHER que deveria ser copiado por todas as demais. Aquela mulher, assim como todas as mulheres do mundo, deveria ser respeitada, e não apenas vista como um objeto de prazer, ou uma procriadora como o faziam os judeus naquele tempo, assim como acontece com os judeus dos nossos tempos.
”Maria é a mulher nova que representa, com Cristo, a amizade restabelecida com Deus, que o pecado tinha quebrado. Como Cristo é o novo Adão, Maria é a nova Eva. Maria é a cristã perfeita, a primeira discípula de Jesus, aquela que escuta a sua palavra, guarda no coração e medita sobre ela, a fim de transformá-la em vida. Junto com a Igreja, Maria canta a glória de Deus realizada em Cristo em favor dos homens."  Padre Queiróz
          Hoje a mulher está liberada demais. Isso é o resultado daqueles tempos em que a mulher nem podia mostrar o seu rosto em público. E como  toda mudança leva ao extremo do contrário, ao excesso, ao exagero do oposto, isso é o que explica a excessiva liberalidade feminina dos dias de hoje. Naqueles tempos a mulher era obrigada a cobrir até o rosto com um pano.  Hoje ela se exibe principalmente na internet sem nenhum pano, causando a queda de muitos que lutam para serem castos e puros.  Podemos citar como exemplo disso, o fato de que a INICIATIVA nem sempre é mais do macho, mas sim da fêmea.
          Amigo. Como você trata as mulheres? Para você elas são inferiores aos homens? Elas foram feitas apenas para o prazer? Ou elas são a causa de todo o pecado do mundo!  Você trata as mulheres com o mesmo respeito que trata as mulheres da sua casa? Sua mãe e suas irmãs?
          Nas Bodas de Caná se comemorava o aniversário de um casamento, cujos momentos felizes eles queriam preservar.  Com certeza aquele casal se uniu com as bênçãos de Deus e os dois fizeram juras de amor eterno.
          Hoje os casamentos não são realizados com juras de amor eterno, mas sim, têm data de vencimento. Infelizmente, a frase:  Até que a morte os separe está sendo questionada, pois ao que parece, a luz da dura realidade, a nova frase parece ser: Até que o desamor nos separe.  Isto porque são tantas as agressões à família atual que nos tira a esperança de um amor eterno quando vemos um casal de noivos subindo o altar.
          E infelizmente toda essa decepção presente nas famílias modernas, estão acontecendo pela ausência de Jesus durante o namoro.  Jesus tem sido deixado de fora dos nossos lares, e as consequências estão sendo desastrosas.
          O casamento ideal é aquele que é copiando das Bodas de Caná, aquele que tem Jesus e Maria como convidados de honra.  Quando deixamos Cristo entrar na nossa vida, tudo fica mais agradável e mais fácil.
          Maria  forçou Jesus a antecipar a sua hora, para que o momento de carência dos donos da festa se convertesse num momento de um “VINHO NOVO E BOM”, o qual  manteve  viva a chama de amor e alegria dos convidados.
          Caríssimos. Podemos tirar duas lições deste Evangelho  das Bodas de Caná. Uma que mostra a divindade de  Jesus em seu primeiro milagre.  A outra lição é baseada na força da intervenção  suplicante de Maria.
Pois somente a  intervenção de Maria, fez com que Jesus antecipasse a sua  “hora”, ou seja, a manifestação de sua glória através de fatos extraordinários, chamados de sinais ou milagres. Portanto, o acontecimento de Caná nos mostra a força intercessora de Maria em nosso favor, junto ao seu filho Jesus.  Por isso, nós não adoramos, mas sim veneramos Maria.
Amém. José Salviano.
LEIS MAIS.

Maria minha mãe, ensina-me a ouvir a voz de Deus e ouvindo acolher a vontade dele em minha vida. Ensina-me a dize um sim generoso. Que eu saiba me colocar a caminho para servir e amar aqueles que precisam de minha ajuda. Maria visita-me para que eu também fique cheia do espírito santo como ficou Izabel. Que eu reconheça o agir de Deus em minha vida. Que eu aprenda de ti minha mãe, a humildade, a bondade o amor ao próximo a fé, a obediência e a fidelidade. Mãe interceda por mim e por todos os teus filhos e filhas que precisam tanto de sua intercessão. Interceda por nós mãe querida, assim como intercedeu nas bodas de cana. Ensinai-nos a fazer tudo que teu filho nos mandou. Ajudai-nos a ficar de pé diante das cruzes pelas quais venhamos a passar. Mãe de todos os povos intercedei por nós hoje e sempre. Amém

Rita Leite

Um comentário:

  1. Não tenho duvida da grandeza de Nossa Senhora, sempre gostei desse Evangelho Jo 2,l-11, gostei muito desse esclarecimento.

    ResponderExcluir