.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.

Terça-feira, 14 de outubro de 2014
28ª Semana do Tempo Comum
São Calixto I, Papa e Mártir (Memória facultativa)
Outros Santos do Dia: Angadreme de Beauvais (abadessa), Bernardo de Arpino (peregrino, mártir), Bocardo de Würzburg (monge, bispo), Carpônio, Evaristo e Prisciano (mártires de Cesaréia da Palestina), Domingos Lauricatus (eremita), Donaciano de Rheims (bispo), Fortunata de Cesaréia (virgem, mártir), Fortunato de Todi (bispo), Gaudêncio de Rimini (bispo, mártir), Justo de Lião (bispo), Manaco de Wales (abade), Rústico de Trèves (bispo), Saturnino e Lupo (mártires).
Primeira leitura: Gálatas 5, 1-6
Observar ou não a circuncisão não tem valor algum; o que vale é a fé agindo pela caridade. 
Salmo responsorial: 118, 41.43-45.47-48
Senhor, que desça sobre mim a vossa graça! 
Evangelho: Lucas 11, 37-41
Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.
Para os representantes da religião judaica e para o observador religioso mais ortodoxo e legalista daquela estrutura religiosa, ertamente era incômodo ver a forma livre, espontânea e decisiva como Jesus agia em relação à lei. Aquela sociedade estava muito doente e pervertida, devido às artimanhas daqueles homens conhecedores da lei.
Eles conseguiram fazer com que aquele grupo humano fosse dividido entre puros e impuros, cumpridores da lei ou não cumpridores, justos e pecadores. Viver naquela sociedade era uma vergonha se não se pertencia às elites legitimadas pela ordem lei. Jesús coloca um fim nisso com o seu ensino e sua prática, a toda essa barbaridade que havia sido apresentada para o povo simples, como se fosse desejado por Deus.

Jesus provoca a ira e a violência daqueles que haviam colocado toda a segurança de suas vidas em estrita conformidade com as regras de purificação e estavam convencidos de que "o dia de Deus" viria quando todos, sem exceção, iriam cumprir até o último preceito legal. Porém, Jesus proclama que para a chegada do Reino, o importante é a transformação que deve acontecer no interior da vida humana, e não em meros ritos externos, ou na pureza ritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário