.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Bem-aventurados os pobres em espírito -Pe. Queiroz.

2 de Novembro - DOMINGO - Evangelho - Mt 5,1-12



Neste Evangelho das Bem-aventuranças, Jesus nos apresenta as virtudes que os cristãos adquirem, quando o seguem e participam da Comunidade cristã. E ele mostra também as conseqüências, tanto neste mundo pecador, como na vida futura.
O termo "bem-aventurado" designa uma pessoa feliz, nesta vida e na outra. Não só nesta vida nem só na outra, é a felicidade plena.
O Evangelho começa dizendo que Jesus subiu ao monte e sentou-se. Jesus sobe ao monte para nos lembrar o Monte Sinai, onde Deus fez a Aliança com o seu povo, através de Moisés. Lá, Deus deu os Dez mandamentos, como a constituição, a lei maior do povo dele. Aqui, Jesus apresenta a constituição do novo Povo de Deus. Ele sentou-se para falar ex-cátedra, como o Mestre e o legislador qualificado do povo de Deus.
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” A pessoa que segue a Jesus, se não é pobre acaba ficando, porque não explora, não mente e sente compaixão dos necessitados, partilhando com eles os seus bens. Isso é ser pobre em espírito, isto é, pobre não só de bens materiais, mas também de coração. Porque há muitos pobres que tem um coração ganancioso.
“Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.” O cristão não se conforma diante do sofrimento dos outros. Ele se aflige, mas nem por isso perde a alegria, a esperança e a felicidade. O egoísta fala: “Senhor, obrigado por eu ter comida na mesa, quando há tantos que não têm”. O cristão fala o contrário: “Senhor, eu lhe agradeço este alimento, mas me preocupo com os que não têm. Abra o meu coração à partilha!”
“Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.” Quem segue a Jesus, sabe relevar as fraquezas dos outros. Sabe suportar, compreender e perdoar. Não julga ninguém, porque nós não conhecemos o coração nem as intenções dos outros. Não usa de violência, não é impaciente nem briguento. Ninguém resiste a uma pessoa assim, e esta pode resistir a todos. A mansidão é a chave que abre a porta de todos os corações. Ser manso é ser humilde; o orgulhoso geralmente é violento. Quem é manso é também paciente; faz o que é possível, e cria condições para que o impossível hoje se torne possível amanhã. Uma pessoa mansa procura ouvir as motivações e as explicações da outra pessoa. E nunca corta a comunicação com ninguém, mas sempre acredita que ainda é possível negociar e se entender. Onde existe amor, Deus aí está, e onde está Deus, existe paz e mansidão. Quem é manso dialoga, e nunca desiste de resolver os conflitos pelo entendimento. O terrorismo é a atitude desesperada de quem não acredita mais no diálogo. O terrorismo é o pior veneno do mundo atual. Quem é manso perdoa. A falta de perdão gera ódio, vingança e violência. “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.” O cristão não é acomodado nem conformista diante do mundo injusto que está aí. Ele anseia por uma sociedade nova e luta por ela. O cristão só será saciado no céu.
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” Uma pessoa misericordiosa, que sabe relevar os defeitos dos outros e sente compaixão, uma compaixão que se transforma em ação, será tratada por Deus também com misericórdia.
“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” Quem segue a Jesus não tem malícia, maldade, nem segundas intenções. Não é falso nem engana ninguém, mas é verdadeiro e transparente. Estes verão a Deus porque Deus é assim.
“Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” O cristão trabalha pela paz em todos os níveis: na família, nos vizinhos, na Comunidade, no País, no mundo. Ele une os separados e integra os excluídos. Quem não é pacífico, faz o contrário: desune através de fofocas, maledicências...
Havia, certa vez, uma vila rural cujo povo era muito individualista. Eles não se ajudavam uns aos outros. Um dia, chegou um senhor de fora e espalhou a notícia: “Em um poço abandonado, na ponta de uma corda está a felicidade”. As pessoas começaram a procurar este poço. Um dia um homem o achou. Era um poço muito fundo, e dele saía uma corda com um bom pedaço para fora do poço. O homem logo pensou: Vou puxar sozinho a corda e ficar com essa fortuna só para mim. Mas não conseguiu, pois o objeto era muito pesado lá dentro. Então chamou um amigo. Os dois também não conseguiram. Chamaram outro, mais outro, os jovens, as mulheres... Até que todo o povo da vila se reuniu para puxar a corda. E conseguiram retirar. Mas, que decepção! Era uma pedra! Uma enorme pedra, sem valor nenhum!
Entretanto, dali para frente, o povo aprendeu a se unir, a lutar juntos, e todos ficaram mais felizes. E descobriram que o sábio estava certo: a felicidade estava na ponta da corda, mas não naquela ponta lá do fundo do poço, e sim na ponta de cima, na qual todos se uniram.
A felicidade, a bem-aventurança, não cai pronta diante de nós. Às vezes a felicidade está juntamente na luta, no fato de nos unirmos para vencer os obstáculos.
Quando Isabel recebeu Maria em sua casa, disse, exultando de alegria: “Feliz aquela que acreditou” (Lc 1,45). Esta é mais uma bem-aventurança, a nona, podemos dizer. Que Maria Santíssima nos ajude a viver as bem-aventuranças, inclusive esta, a felicidade de ter fé.
Bem-aventurados os pobres em espírito.
Pe. Queiroz
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário