.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

AMOR É O RESUMO DA LEI - LOURDES



Domingo - 26 de Outubro  - Evangelho - Mt 22,34-40

Em Jerusalém, as lideranças religiosas representadas pelos fariseus, saduceus, anciãos do povo e doutores da Lei, entram em conflito com Jesus. Eles não queriam mudanças, estavam agarrados as suas verdades e tradições, temiam perder seus privilégios e  achavam que Jesus, com suas novas ideias, colocava em perigo a religião. Queriam que tudo ficasse como estava, pois era vantajoso para eles, viviam bem, dinheiro não faltava, tinham status, tudo estava muito bom, queriam conservar a vida como estava. Por isso, sempre procuravam um jeito de envolver Jesus em alguma “cilada” para poderem condená-lo à morte.
Os fariseus eram observantes rigorosos de todos os detalhes da Lei. O desejo maior de um fariseu era o de ser chamado “irrepreensível”. A própria palavra “fariseu” mostra como eles se imaginavam: amigos de Deus, “separados” do povo pecador e ignorante que, desconhecendo a Lei e suas exigências, só podia ser considerado maldito tanto por Deus quanto por eles.
Os fariseus teriam que seguir com rigor a Lei, pois a amizade com Deus dependia disto 613 mandamentos: 365 proibições (não se deve fazer) e 248 prescrições (é preciso fazer). As mulheres tinham que observar somente as proibições. Portanto, só os fariseus, “os separados”, poderiam ter acesso a Deus porque só eles cumpriam todos os mandamentos, prescrições e proibições. O povo não era alfabetizado, não conhecia a lei, era considerado impuro e maldito.
E Jesus? Vivia no meio do povo e não participava da vida das elites. As elites se sentiam incomodadas por Jesus e por isso tentavam minar a autoridade Dele, que ensinava e promovia o povo. Organizados em grupo querem fazê-lo cair numa armadilha.
Os fariseus esperavam uma resposta definitiva do Mestre da Justiça a respeito do maior mandamento da Lei. Que Jesus dissesse que todos os mandamentos eram iguais em importância. Jesus responde, citando uma passagem do Deuteronômio: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”. Como amava e defendia o povo pobre e sofrido, acrescenta outro mandamento: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. E conclui afirmando que “toda Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”. Esses dois mandamentos são a expressão maior da vontade de Deus. São o resumo de toda a Bíblia.
Não existe, pois, como desejavam os fariseus, um amor a Deus e outro ao próximo, pois amar as pessoas como a si mesmo é amá-las “de todo o coração, de toda a alma, e de todo o entendimento”. E isso os fariseus não admitiam, porque consideravam o povo maldito, impuro e merecedor de desprezo. Mas, para Jesus, amar a Deus é amar o povo.
Jesus e o Pai nos amam de modo extraordinário. E amar o próximo “como a si mesmo” é amar com o mesmo modo extraordinário como fomos e somos amados por Deus. Jesus põe no mesmo plano o amor a Deus e ao próximo. Quando trato bem e amo o meu irmão, Deus se alegra porque todos são seus filhos. Qual pai não fica contente quando alguém agrada seus filhos?
Os fariseus imaginavam que seria possível ser fiel a Deus sem ser fiel ao povo, que eles desprezavam. Mas Jesus ensina que é necessário amar a Deus e ao próximo com a mesma intensidade.
O maior mandamento é o Amor a Deus e ao próximo. Jesus une a observância do amor a Deus à vivência do amor ao próximo. Somos amados por Deus e a nossa resposta de amor deve ser uma atitude prática e generosa do bem para com os outros. Só podemos amar a Deus amando o próximo, porque nós, seres humanos, não podemos alcançar a Deus diretamente, só através de seus filhos. Todo bem ou todo mal que fazemos ao irmão, é a Deus que fazemos.
O catecismo dos cristãos não é difícil, pode ser aprendido por inteiro numa só lição. Quem cumpriu o mandamento do amor já cumpriu toda a Lei. O Amor é o resumo da Lei. Tudo quanto Deus faz é por amor. O amor é a característica do agir de Deus. Assim deve ser o nosso agir. Se nossos gestos não forem por amor, mesmo os gestos grandiosos de fidelidade a Deus não terão o devido valor, por falta de amor.
Jesus teve sua vida pautada no amor. Só assim é possível compreender o testemunho de vida de Jesus, nosso amado salvador, a quem devemos seguir suas pegadas para chegarmos ao Pai na eternidade.

Oração: Pai, que toda minha vida, nos passos de teu filho, seja pautada pelo amor, pois, só assim, terei a certeza de estar no caminho que me leva a ti. Amém!


Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário