.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Só os pequeninos veem, ouvem e sentem a felicidade e a paz do Senhor-Helena Serpa

o4 de Outubro  - Sábado  -   Evangelho - Lc 10,17-24

Jó 42,1-3.5-6.12-16 – “a recompensa dos justos” 

A história de Jó faz uma analogia do homem justo que tem a sua vida restaurada após ter sido provado e aprovado por Deus. Depois de ter passado por vários tropeças e de ter reconhecido sua fraqueza e incapacidade diante dos acontecimentos, ele se rendeu à Onipotência de Deus e foi por Ele abençoado. Assim também acontece com cada um de nós que tem paciência na hora da provação e põe a sua confiança nas obras do Senhor. A dor que nós vivenciamos em Deus é, com certeza, transformada por Ele, em amor e nunca seremos abandonados. Pelo contrário, ressurgiremos como Jó, cheios de mais graças e bênçãos. No meio das intempéries da vida adquirimos maturidade humana e conseguimos dominar os impulsos da nossa carne fortalecendo a nossa vontade em fazer tudo conforme os desígnios de Deus. Na sua constatação Jó dá testemunho de que antes, só conhecera o Senhor por ouvir falar, mas, com o sofrimento ele pôde enxergá-Lo com os seus olhos. Assim também, nós, só temos um encontro verdadeiro com Deus quando sentimos a sua presença amorosa, a sua misericórdia e a sua compaixão, nos momentos difíceis de aflição e de tribulação. Aí, então, nós percebemos que os nossos valores mudaram e que as coisas que o mundo aplaude, para nós não têm a mínima importância. Recebemos muito mais graças de alegria, de paz e de conforto. – Você já passou por alguma experiência de grande sofrimento, em Deus? – O que mudou em você depois de tudo passado? – Você tem medo de sofrer? – Você confia que Deus tem poder para fazer você renascer das cinzas?

Salmo 118 – “Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos”

A nossa perseverança e confiança nas promessas de Deus rendem para nós frutos de bom senso, retidão e sabedoria. Depois que somos provados e humilhados nós adquirimos muito mais força e capacidade para saber fazer a vontade do Senhor. Confiando nos julgamentos do Senhor nós progredimos rumo à santidade com mais firmeza e convicção. As leis e os mandamentos do Senhor iluminam os nossos passos.

Evangelho - Lucas 10, 17-24 - " só os pequeninos veem, ouvem e sentem a felicidade e a paz do Senhor

Diante da alegria dos Seus discípulos que voltaram da missão contentes porque os demônios lhes obedeciam quando falavam em Seu nome, Jesus argumentou com eles que alegria muito maior é a que acontece no céu, por causa da nossa entrega ao chamado de Deus para falar em Seu Nome. Portanto, a nossa alegria consiste em fazer a vontade de Deus e atender ao Seu chamado. Como batizados (as), somos enviados (as) por Jesus a pregar o Evangelho a toda criatura, em todo o mundo. Para nós, também é uma glória saber que os nossos nomes estão escritos no céu quando nos dedicamos a evangelizar pregando a boa nova por onde andamos. Entretanto, o nosso serviço só dará frutos se também nos sentirmos pequeninos, necessitados da graça de Deus. Assim como exultou no Espírito Santo diante dos Seus discípulos, Jesus também o faz hoje, porque o Pai nos revela as coisas do Seu coração. Só os humildes e pequeninos podem "entender" os mistérios do céu. Só quem conhece o Pai é o Filho e aquele (a) a quem o Filho o quiser revelar, por isso, entreguemo-nos às sugestões do Espírito Santo a fim de podermos conhecer o Pai. Só os pequeninos, os que se abrem podem enxergar as maravilhas de Deus. Jesus é a própria revelação de Deus e todos os que O aceitam e Nele crêem, são os pequeninos que vêem, ouvem e sentem a felicidade e a paz do Senhor. Somos felizes porque os nossos olhos vêem mais além das aparências e podemos, na reflexão da Palavra de Deus, descobrir os Seus mistérios, os Seus planos para nós e para a humanidade, por nosso intermédio. Jesus refere-se aqui aos olhos que vêem sob a ação do Espírito Santo. Ver e ouvir o que o Senhor tem para nos revelar: são essas as ações a que somos chamados (as) no tempo atual da nossa vida. Não percamos tempo: o Senhor tem muito a nos mostrar e também, a nos falar. - Você é uma pessoa atenta aos mistérios de Deus? - Quando você medita sobre a Palavra de Deus você se limita ao que está escrito, ou você percebe nas entrelinhas uma mensagem para a sua vida?- Você confia em que o seu nome também está escrito no céu?- Você tem falado em nome de Deus?


Helena Serpa

Um comentário:

  1. José Maria Nascimento4 de outubro de 2014 às 05:55

    Belíssima reflexão! Obrigado por compartilhar!! Que Deus continue te iluminando!!!

    ResponderExcluir