.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

-A SANTA CRUZ-José Salviano

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

14 de Setembro
Evangelho - Jo 3,13-17

        Aquele pai inconformado com a morte de sua filha, hoje ele pega, toca as suas coisas, sua roupa, seus pertences, senta e fica de olhos vidrados em frente à sua mesa do computador, e sua cama. Ele estaria adorando coisas? Não! Está lembrando os dias em que sua filha em pleno vigor físico, em pleno gozo de sua vida,  usava aquelas mesmas coisas no seu dia-a-dia.
            Assim é a nossa atitude diante da Santa Cruz, em que um dia foi colocado o Filho de Deus, inocente que morreu por defender os nossos direitos diante das injustiças dos homens. Aquele que foi morto por denunciar os abusos dos poderosos do seu tempo.
Na Festa da exaltação da Santa Cruz, vamos festejar não a derrota de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim, a sua volta por cima, a sua vitória sobre a morte, sobre seus inimigos, sobre o pecado, para nos resgatar e levar-nos um dia a gloria eterna. A Cruz nos faz reviver vitória do derrotado, a glória do fracassado, e exaltação do humilhado que no terceiro dia ressuscitou dos mortos, e provou isso aparecendo a inúmeras pessoas, como aquelas na estrada de Damasco.
            Caríssimos. A cruz é o sinal do cristão, é o sinal da fé, que afugenta satanás em nome de Jesus, em nome de Jesus, em nome de Jesus.  Por isso, nos momentos difíceis, nos momentos de perigo, nos momentos de tentação, façamos com fé, o sinal da cruz. Também é muito bom usar um crucifixo de preferência benzido pelo padre.  Para aqueles que vivem nos criticando de idólatras, avisamos que não estamos adorando dois pedaços de madeira, mas sim a memória daquele que morreu nela pela nossa salvação.
            A presença do crucifixo em uma repartição pública, na nossa casa, na própria igreja, é um sinal que nos relembra o sacrifício de Jesus por nós, é um sinal de respeito pelo Filho de Deus que se fez homem, habitou no meio de nós, e por nós morreu em uma cruz, mas no terceiro dia voltou à vida pelo seu poder infinito. Portanto, retirar o crucifixo das repartições públicas é um ato ateu, com toda certeza impulsionado pelo demônio.
            Assim como a nossa vida começa com o sinal da cruz no batismo, e termina também com esse sinal feito pelas pessoas ali presentes, e pelo sacerdote que veio recomendar a nossa alma, do mesmo modo a Santa Missa também começa e termina com o sinal da cruz. Assim também as nossas reuniões em nome de Cristo, as nossas orações, começam e terminam com o sinal da cruz. Isto porque, este é o sinal maior do cristão consciente do sangue derramado  pelo Filho de Deus na cruz.
Ante de Jesus, a cruz era apenas, um instrumento de suplício, de castigos dos criminosos, um sinal de maldição. Depois de Jesus a cruz se tornou um instrumento de salvação da humanidade.
            A Cruz é também sinal de sofrimento, sinal de fardo que carregamos nesta vida desde que nascemos até o último suspiro.  Todos nós temos a nossa cruz, ou as nossas cruzes. “... pega a tua cruz e siga-me...”.
            Nunca podemos fugir das nossas cruzes. Isto porque não é certo contar com uma vida plena de alegrias e prazeres. O Plano de Deus não é por aí. Na nossa vida terrena e passageira, teremos apenas momentos de felicidade, pois o nosso objetivo aqui é de nos preparar para a felicidade eterna que nos espera na outra vida junto com O Deus da glória.  Portanto, a cruz ou cruzes, são instrumentos de purificação dos nossos pecados.  Se diante delas nos portamos com irritação, com xingamentos, com lamentações, ou mesmo de revolta contra Deus, como então poderá ocorrer a nossa purificação?  A importância de carregar a nossa cruz com paciência e resignação, é muito grande, muito importante para que possamos merecer  um dia a salvação.
            Porém, existem vários tipos de cruzes. As cruzes permitidas por Deus, e aquelas cruzes que são frutos das injustiças dos homens:  A opressão, a escravidão, o terror representado pelo mundo do crime organizado, etc.   Diante das cruzes permitidas por Deus, devemos dizer: Pai, seja feita a vossa vontade.  Porém diante das cruzes frutos da injustiça e dos abusos dos poderosos, precisamos pelo menos tentar nos organizar e fazer alguma coisa. Mas nunca devemos responder com a mesma moeda. Usando da violência para resolver uma violência, por exemplo.   Pois nunca devemos enfrentar os malvados como nos recomendou o próprio Jesus.  Porém, uma passeata pacífica, uma representação pública, isso podemos e devemos fazer. Porque que unidos sempre venceremos.  
            Minha irmã, meu irmão. Quais são as suas cruzes?  Você assim como eu e todo mundo, tem as suas cruzes. Primeiro procure distinguir as cruzes divinas e as cruzes da injustiça dos homens e das mulheres. E diante das cruzes permitidas por Deus, tenha uma reação de resignação, sem se desesperar, sem se revoltar contra Deus, e sempre diariamente ofereça o seu sofrimento pelo perdão dos seus pecados.  Não se trata de acomodação diante da doença, sem procurar soluções de cura. Mas sim, estamos nos referindo aos sofrimentos para os quais já fizemos de tudo e ele persiste. Seja de saúde, seja de ordem econômica, seja uma situação aparentemente incontrolada, seja um defeito físico, entre outros. Nunca se esqueça de que para Deus não existe doença incurável. Portanto, recorra aos seu socorro diariamente, várias vezes por dia.  Pois além de você e eu precisarmos de uma boa purgação pelos nossos pecados, esteja certo de que Deus não se sente alegre pelo nosso sofrimento. Jesus teve pena daquela viúva que acabara de perder o seu filho logo depois de ter perdido o marido, e Ele disse a ela: "NÃO CHORE!   Jesus também tem compaixão de nós, e pode nos livrar pelo seu poder infinito, de todos os nossos sofrimentos. Porém, repetimos que não existe vida sem sofrimentos. Eles são até bem vindos e úteis à nossa salvação. 
            As cruzes e os sofrimentos não são castigos de Deus. Eles são ocorrências naturais decorrentes da realidade da nossa vida terrena. A maioria deles são ocasionados por nós  mesmos, pelo mau uso que fazemos da liberdade que Deus nos deu.  Exemplo: Uma perna quebrada por correr demais com a moto, estar sendo perseguido por ter matado o filho de um poderoso, estar sofrendo na prisão por ter cometido um crime, são cruzes que arrumamos para nós, portanto, são sofrimentos que estão nos acontecendo por nossa própria culpa.    
Irmãos. Façamos corretamente o sinal da Cruz sem vergonha das pessoas que estão por perto.  Façamos o sinal da Cruz também nos momentos de perigo, e principalmente nas TENTAÇÕES.

José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário