.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado? - Claretianos

Sábado, 6 de setembro de 2014
22ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Arator de Verdun (bispo), Agostinho, Santiano e Beata (mártires), Chainoaldo de Lião (bispo), Cútido, Eugênio e Companheiros (mártires da Capadócia), Donaciano, Germano, Mansueto e Leto (bispos, mártires), Eleutério de Spoleto (abade), Eva de Dreux (mártir), Fausto, Macário e Companheiros (mártires de Alexandria), Fausto de Siracusa (abade), Félix e Augeberto (mártires), Liberato de Loro (franciscano), Magno de Füssen (abade), Onesíforo e Porfírio (mártires), Petrônio de Verona (bispo), Zacarias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Eleutério de Espoleto (abade).
Primeira leitura: 1 Coríntios 4, 6b-15
Padecemos fome, sede e nudez. 
Salmo responsorial: 144, 17-21
O Senhor está perto de quem o invoca! 
Evangelho: Lucas 6, 1-5
Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?
O descumprimento de uma das tantas prescrições do sábado faz com que haja novo confronto entre a Jesus e os fariseus. Enquanto para os fariseus a vida gira em torno ao que não se pode fazer, para Jesus, cada momento é uma oportunidade para fazer, criar e construir a vida. Jesus confirma que acima da lei está a vida do ser humano.
Por isso, em nome de Deus não se pode justificar decisões e ações que de alguma maneira ameacem a vida humana e ecológica. Lembremos que nosso Deus não é um Deus de mortos mas de vivos e que Jesus veio para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância. Jesus recorre a um exemplo do passado da história de Israel para justificar que Deus quer antes de tudo o bem-estar de todos.
Por isso, quando em uma situação limite, o próprio Davi viola a lei sagrada ao se alimentar dos pães e partilhá-los com seus amigos. Os pães consagrados também são destinados a estarem a serviço da vida. Como cristãos é importante que não nos deixemos enredar pelo fanatismo religioso ou ideológico, mas que busquemos uma vida humana sadia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário