.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

“O FILHO DO HOMEM É SENHOR DO SÁBADO!" Olívia Coutinho



Dia 06 de Setembro de 2014

Evangelho de Lc 6,1-5

            Muitos de nossos irmãos, não  vivenciam a alegria do aconchego do coração do Pai, por estarem submetidos a radicalidade religiosa imposta pelos seus líderes, que ao contrário do líder Maior que é Jesus, passam para eles, a imagem de um Deus vingativo,  que está sempre a espreita, pronto para nos pegar em algum deslize.
           O medo do castigo, a observância exagerada de tantos preceitos, impede muitos irmãos de uma proximidade maior com Deus! Ao invés de conduzir o povo para convívio do Pai, muitos líderes religiosos, acabam criando barreiras, impedindo-o de vivenciar uma intimidade de filho (a) com o Pai! Todo aquele que fica preso na observância exagerada de regras, não consegue captar a mensagem principal de Jesus, que é o convite a vivermos o amor numa intimidade profunda com o Pai! Enquanto estamos presos em pormenores, não enxergamos a presença amorosa de Deus em nossa vida! Não podemos esquecer nunca de que somos filhos amados de Deus e que como Pai amoroso, Ele só quer nos amar e não nos castigar!
            O evangelho de hoje nos fala de mais um conflito dos fariseus com Jesus, desta vez, a respeito da observância do sábado. Embora conhecedores das Escrituras, os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus: o amor que gera vida!
            As autoridades religiosas, impunham "leis" ao povo, que segundo eles, deveriam ser rigorosamente cumpridas como Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantas outras regras que eles mesmos criavam, e que na verdade tinham como pano de fundo, cegar o povo diante os seus direitos. Ficou bem claro, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, já que o fato dos discípulos estarem apanhando espigas de trigo para saciar a fome, não lhes poderia ser atribuído como roubo. Determinados a escandalizar Jesus, os fariseus procuraram outra forma para incriminá-los, alegando que os discípulos estavam infringido as leis que proibia o trabalho em dia de sábado, desconsiderando a sua necessidade de sobrevivência.
             Criticado pelos Fariseus em nome da Sagrada escritura, Jesus responde as criticas usando a mesma: “Por acaso nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade e tiveram fome?...”Mc 2,25
             Não é difícil perceber que até nos dias de hoje, presenciamos situações semelhantes. Na realidade, o legalismo é um instrumento de alienação e opressão, que tem como maior objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo está voltado para a observância de tantas leis, os donos do poder sentem-se livres para praticar suas ações ilícitas.
          As leis de organização social e religiosas só têm validade se forem elaboradas em favor da vida. E Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida! Em todos os seus ensinamentos Ele deixava claro que a vida deve estar em primeiro lugar e a necessidade de sobrevivência acima de toda e qualquer lei!
           Para um seguidor de Jesus, não deve existir dia, nem hora para cuidar da vida!
           Apanhando espigas de trigo para matar a fome, os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir caminho para uma nova mentalidade, mostrando-nos que a lei que deve nos reger é a lei do amor!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário