.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

NO REINO DE DEUS TODOS SÃO IGUAIS! – Olívia Coutinho

 
25° DOMINGO COMUM
 
Dia 21 de Setembro de 2014
 
Evangelho de Mt 20,1-16
 
Estamos no mês da Bíblia, um tempo especial, que tem como propósito nos despertar  para a  importância de darmos uma atenção maior à   palavra de Deus! A Bíblia não é somente um livro de estudo, de referencias históricas, ela é muito mais que isto, a Bíblia é fonte de  transformação de vida, é o guia para a nossa vida diária!  
Quando fechada, a bíblia é um livro comum, mas quando aberta, ela se torna o livro da vida, a bússola que nos orienta na nossa trajetória terrena!
Numa comunidade que alimenta a sua intimidade com a bíblia,  acontece muitas mudanças significativas, tanto na catequese, quanto na liturgia, como também na vivencia  do dia a dia, pois através da leitura profunda,  todos vão se inteirando  do querer de Deus, se  colocando na dinâmica do Reino!
O evangelho que a liturgia deste domingo nos apresenta, chama a nossa atenção para a importância da igualdade entre irmãos! A narrativa  nos mostra que para os homens, há diferença entre as pessoas, mas para  Deus todos são iguais!  O amor de Deus é igualitário para com todos!
Os primeiros cristãos sentiram-se enciumados vendo Jesus acolher os pagãos. Estes cristãos de origem judaica,  tinham muitas dificuldades em aceitar os pagãos em pé de igualdade diante de Jesus.  Eles  se sentiam no direito de terem  privilégios,  por se considerarem  o povo escolhido! Esta, certamente, deve ter sido uma das razões que levou Jesus a contar esta parábola, no sentido de fazê-los compreender, de  que o Reino de Deus, é para todos!  
Os pagãos, vistos pelos judeus  como pecadores, representam os que hoje, chegam na última hora, ora, porque ainda não haviam sido convidados, ora, porque  demoraram a se decidirem! A comparação feita por Jesus, vem nos dizer, que entre  os cristãos, não pode haver diferença, entre os que já estão na comunidade a mais tempo, e os que estão chegando!
Através de uma parábola, Jesus nos mostra  que a lógica de Deus é diferente da lógica dos homens! Para os homens, uma pessoa vale por aquilo que ela produz, aquele que não produz, é descartado, podemos constatar isto claramente vendo o descaso da sociedade  para com os idosos, os doentes... Enquanto que para Deus, o valor da pessoa está na sua essência!
Na parábola, o patrão simboliza o Pai, a Vinha, o Reino de Deus! O sentido principal desta Parábola, é destacar a incomparável generosidade de Deus! Deus é um Pai solícito, Ele está  sempre pronto para  nos acolher, sem considerar o tempo da nossa adesão a sua proposta de vida nova, anunciada por Jesus!  A Salvação é graça de Deus, não a alcançaremos por nossos méritos,  e sim, pela sua misericórdia! 
Todos são convidados a trabalhar na Vinha do Senhor, uns acolhe o seu chamado no alvorecer de sua vida, isto é, no auge da  sua juventude, outros, já mais maduros e outros, já  na idade avançada! O importante para o dono da vinha, não é o tempo que acontece a adesão, e sim a resposta que se dá ao chamado!
No Reino de Deus, todos tem  os mesmos direitos, independente  do tempo de serviços prestados!  A recompensa,  é  igual para todos, isto é: um lugar definitivo no coração do Pai!
Como operários antigos  da vinha do Senhor, não temos o direito de reivindicar privilégios,  pelo contrário, devemos privilegiar, acolhendo  com carinho os novos trabalhadores que vão se somando a nós, no cultivo da vinha!
Para Deus, o que é creditado a nosso favor, é  a gratuidade no servir, afinal, tudo que temos e que somos, nos foi dado gratuitamente por Ele, portanto, todos os nossos dons, devem  ser colocado à serviço do Reino!
Muitos,  tem muito a oferecer, mais ainda vagueiam por aí, ao invés de barreira, sejamos caminho, para que estes, encontrem o seu lugar no reino de Deus, construído por cada um de nós, aqui na terra!
 No Reino dos céus, os valores, são  completamente diferentes, do que o mundo vê como valores! No Reino dos céus, a vida é o maior valor!
 O verdadeiro seguidor de Jesus não faz questão de ser o maior,  o que  importa para ele, é estar à serviço!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
 
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário