.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Não rejeitemos o convite de Deus à conversão -CANÇÃO NOVA

3 de Outubro -  Sexta - Evangelho - Lc 10,13-16

Lucas descreve em seu Evangelho as orientações do Mestre aos setenta e dois discípulos enviados em missão dois a dois, e também descreve advertências oportunas – a estes mesmos discípulos – sobre a possível rejeição que poderiam encontrar por parte de alguma cidade aonde fossem e entrassem em missão. E, assim, os fortalece e prepara para tempos futuros. Tempos de perseguição e martírio. Todavia, também os consola, porque todos os que os rejeitarem estarão rejeitando Aquele que os enviou.
Corazim, Betsaida e Cafarnaum são alvos de fortes censuras por parte de Jesus, por causa das inúmeras maravilhas, muitos sinais e milagres aí realizados: “Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidônia, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo”.
Em toda a Sagrada Escritura encontramos, assim de modo direto, um caso único de censura às cidades. Fora de Corazim, Betsaida, Cafarnaum – e também Jerusalém – nada mais temos a registrar. Mas por que a censura a estas cidades? A razão é simples. As três cidades eram locais de comércio. Em ambiente de riqueza, ontem – assim como hoje – as cidades se fecham à novidade do Reino, vivem o consumismo e pensam não haver outra vida pela frente.
Assim, ao rejeitar os milagres feitos por Jesus, Corazim e Betsaida tiveram condenação maior do que as cidades gentílicas de Tiro e Sidônia. Da mesma forma, as nossas cidades de hoje não escaparão da destruição eterna se não se converterem.
Como Cafarnaum será julgada com maior rigor do que Sodoma, por ter atingido um patamar mais alto no grau da corrupção, assim também eu e você seremos fustigados se não nos convertermos.
Todas as vezes em que resistimos aos apelos à conversão, rejeitamos àqueles que nos anunciam a Palavra de Deus, é o próprio Senhor que estamos rejeitando. É preciso não nos esquecer de que Jesus, neste Evangelho, fala para mim e para você.
As cidades que rejeitam esses mensageiros são terrivelmente culpadas, pois o próprio Jesus garante aos discípulos:“Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou”.
Trata-se de algo sério aos olhos de Deus, recusar Sua palavra de aviso ou Seu convite. Por isso, peçamos a graça da conversão, da acolhida à Palavra de Deus de forma a não mais rejeitá-la.
Pai, move-me à acolhida, à conversão e à penitência diante do testemunho de Jesus, de modo que eu não incorra em castigo por minha incapacidade de reconhecer o apelo da salvação.
Padre Bantu Mendonça


Nenhum comentário:

Postar um comentário