.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles...-Claretianos


Sexta-feira, 5 de setembro de 2014
22ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Alberto de Butrio (abade), Alvito de Lião (monge, bispo), Bertino de Sithiu (abade), Eudóxio, Zeno, Macário e Companheiros (mártires de Mélitène), Genebaldo de Laon (bispo), Herculano do Porto (mártir), Lourenço Justiniano (bispo, foi o primeiro patriarca de Veneza), Madrúnia de Barcelona (abadessa, mártir), Melchior Grodziecki, Estêvão Pongracz e Marcos Krizevcanin (mártires da Polônia), Obdúlia de Toledo (virgem), Quíntio, Arcôncio e Donato (mártires de Cápua), Rômulo (mártir), Urbano, Teodoro, Menedemo e os 77 Companheiros (mártires de Constantinopla), Vitorino de Amiternum (mártir).
Primeira leitura: 1 Coríntios 4, 1-5
O Senhor manifestará os projetos dos corações. 
Salmo responsorial: 36, 3-6.27-28.39-40
A salvação de quem é justo vem de Deus. 
Evangelho: Lucas 5, 33-39
Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão.
Jesus compara duas atitudes muito próprias da religião judaica e de muitas outras religiões: o jejum e a oração, com a atitude simples e festiva de seus discípulos que comem e bebem, passando por cima das normas rigorosas que exigiam estrito cumprimento na religião oficial.
Para isto Jesus faz apelo à atitude de um convidado à festa de boda, onde somente deve haver espaço para a alegria e a festa, pois o noivo e a noiva estão presentes, é por eles e com eles que celebramos e não é possível estar na festa com pranto e dor, que virão quando nos forem tirados e a festa termine.
O Reino é uma festa; nela não cabem as velhas estruturas de morte que ameaçam a vida humana e ecológica. Somente cabem propostas novas como a veste nova e o vinho novo, que são expressão da novidade com a qual devemos revestir-nos e tomar como sinal da presença de Deus na vida e na história. Com nosso testemunho de vida, conseguimos mostrar ante o mundo a novidade do Reino de Deus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário