.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?-Claretianos

Quinta-feira, 25 de setembro de 2014
25ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Aurélia e Neomísia (virgens de Anagni), Bardomiano, Eucarpo e seus vinte e seis companheiros (mártires da Ásia), Cléofas (um dos discípulos de Emaús), Cleolfrido da França (abade), Firmino de Amiens (foi o primeiro bispo desta Igreja), Herculano de Roma (mártir), Lupo de Lião (bispo), Paulo, Tata, Sabiniano, Máximo, Rufo e Eugênio (mártires de Damas), Princípio de Soissons (bispo), Solene de Chartres (bispo)
Primeira leitura: Eclesiastes 1, 2-11
Não há nada de novo debaixo do sol. 
Salmo responsorial: 89,3-6.12-14.17
Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós. 
Evangelho: Lucas 9, 7-9
Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?
Herodes, símbolo do poder brutal, sente temor e angústia quando sabe que uma novidade está chegando e entende que essa novidade abre a mente dos que a recebem. O que deixa Herodes inseguro é o anúncio e a instauração do Reino de Deus. O Reino é o que Jesus anuncia e ratifica com sua vida. Pouco a pouco ganha adesão dos Doze.
A adesão dos doze produz frutos. E Herodes se sente mal  porque o povo, submisso e cego, começa a escapar de suas mãos. Herodes, o tetrarca da Galileia, sabe muito bem que quem prega o Reio de Deus não é João Batista, a quem ele mandou decapitar. Os detentores do poder não têm outra saída que tirar à força brutal, mesmo com a morte, para acalmar qualquer tentativa de renovação.
Muitos de nós batizados, graças à segurança que a prática religiosa nos oferece, ou a tranquilidade de um cristianismo sem compromisso pessoal e comunitário, sentimos medo do anúncio e da instauração do Reino de Deus no meio da Igreja e do mundo. Muitas vezes fazemos o papel de Herodes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário