.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 7 de setembro de 2014

“E PASSOU A NOITE INTEIRA EM ORAÇÃO!” - Olívia Coutinho

 
Dia 09 de Setembro de 2014
 
Evangelho de  Lc 6,12-19
 
O evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, nos mostra com clareza que Jesus era totalmente dependente do Pai! Ao assumir a natureza humana, Jesus  assumiu-a  por inteiro, exceto no pecado, abdicou-se de todas as suas prerrogativas divinas para viver como um de nós, subordinado inteiramente a vontade do  Pai!
O texto que nos é apresentado, é profundo, nos leva a contemplar dois momentos importantes e decisivos  na vida de Jesus: um encontro íntimo  com o Pai no alto da montanha e um encontro solidário  com os irmãos na   planície!
Jesus sobe à montanha e passa a noite toda em oração, buscando no Pai  o discernimento para a escolha daqueles que ficariam responsáveis em  dar continuidade ao anuncio do Reino.  Como sabemos, Jesus tinha muitos discípulos, isto é, muitos seguidores, mas não era  possível  instruir bem uma multidão, por isto, Ele quis formar um grupo pequeno  para dedicar-se mais de perto na formação daqueles que receberiam uma missão de grande responsabilidade. É evidente, que um grupo pequeno, participando do cotidiano de Jesus, absorveria melhor os seus ensinamentos, tanto pela escuta da sua palavra, quanto pelo o seu exemplo.
Jesus não quis  fazer a escolha dos doze discípulos,  que mais tarde seriam chamados  de apóstolos, estes, nós os conhecemos pelo nome. Provavelmente, Jesus  não quis fazer esta escolha por si só,  para não correr  o risco de se deixar  levar pelo sentimento humano, isto é, usar critérios humanos na escolha. A  escolha, dos doze discípulo Ele deixou  a cargo do Pai!
A noite passada em vigília de oração, confirma que Jesus era obediente ao Pai, que Ele só realizava a Sua vontade! Quando desceu da montanha, Jesus  já  estava certo de que os seus escolhidos, seriam aqueles a quem o Pai havia destinado para ser os primeiros a dar continuidade a sua missão aqui na terra.
Com a escolha dos doze apóstolos é formada a primeira comunidade cristã, o cerne da igreja de Jesus! É interessante perceber, que esta escolha,   não caiu sobre homens especiais, pessoas estudadas, e sim sobre pessoas simples, limitadas, dotadas de virtudes e defeitos como qualquer um de nós, o que nos mostra a diferença entre os critérios dos homens e os critérios de Deus. Os homens escolhem  pessoas capacitadas para formar uma equipe, enquanto que Deus, capacita os que Ele escolhe.
Assim como a primeira comunidade cristã, formada pelos doze apóstolos,  nós também precisamos ter uma convivência diária e íntima  com Jesus, não somente conhecer os seus ensinamentos, mas fazer o que Ele ensina, trazendo para a nossa vida o seu exemplo!  
 Se quisermos seguir os passos de Jesus, não podemos prescindir destas duas vertentes: oração e ação. Precisamos subir à “montanha,” nos isolar do mundo por alguns instantes, num encontro conosco mesmo, através de uma intimidade maior com o Pai! E depois deste encontro, é  o próprio Pai que nos devolve à planície, abastecidos interiormente, prontos para tomarmos  as decisões certas em nossa vida.
O subir à "montanha" e descer à planície devem ser os nossos movimentos constantes, ou seja, antes de tomar qualquer decisão,  busquemos discernimento no Pai, entrando em intimidade com Ele através da oração.
A oração é sinal de dependência, de fragilidade de quem reconhece a sua limitação e recorre Àquele que tudo pode!
Oração e ação: duas vertentes que foram imprescindíveis  na vida de Jesus e que devem ser imprescindíveis na nossa  vida também!
 
 FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário