.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 7 de setembro de 2014

Bem-aventurados - Claretianos

Quarta-feira, 10 de setembro de 2014
23ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Agapito de Novara (bispo), Apeles, Lucas e Clemente (mártires), Nemesiano, Félix, Lúcio, Liteu, Poliano, Vítor, Jader, Dativo, Félix e Companheiros (bispos, mártires da África), Nicolau de Tolentino (presbítero), Pedro de Compostela (bispo), Pedro de Mezonzo (bispo), Pulquéria (imperatriz), Sálvio de Albi (bispo), Sóstenes e Vítor (mártires da Calcedônia), Teodardo de Tongres (bispo, mártir).
Primeira leitura: 1Coríntios 7, 25-31
Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. 
Salmo responsorial: 44, 11-12.14-17
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto! 
Evangelho: Lucas 6, 20-26
Bem-aventurados vós, os pobres. Mas ai de vós, os ricos.
As bem-aventuranças são uma forma positiva de atualizar os mandamentos. Novamente os pobres, os famintos, os que choram, os excluídos, os desprezados, são os filhos prediletos do Reino de Deus. Indistintamente Lucas e Mateus apresentam algumas variantes na formulação das bem-aventuranças, ambos têm em comum os pobres.
Lucas contrapõe na mensagem das bem-aventuranças as realidades que viverão pobres e ricos na proposta do Reino: aos pobres pertence o Reino de Deus, serão saciados e reinarão; os recos que fizeram do dinheiro o seu deus, passarão fome e chorarão. Não é o evangelho o que exclui os ricos, mas estes que se excluem e fogem das exigências do evangelho.
Do evangelho podemos deduzir que os cristãos fazemos opção pelos pobres, não porque eles sejam os melhores ou que sejam bons, mas porque Deus fez a opção por eles. A bíblia, do princípio ao fim, deixa claro que os pobres estão no coração de Deus. Contudo, ainda que os pobres sejam os convidados privilegiados ao banquete, também estes devem estar vestidos com o traje apropriado.
Que bem-aventurança toca de perto nossa experiência de vida cristã?


Um comentário:

  1. Parabéns pela disponibilidade de vcs em terem esse trabalho para que entendamos melhor o EVANGELHO,e ser tão bem meditado.Que nosso PAI DO CÉU lhes conceda a graça da perseverança.

    ResponderExcluir