.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Aprendendo com o Mestre-Helena Serpa

17 de Outubro -  Sexta  -  Evangelho - Lc 12,1-7

Efésios 1, 11-14 – “ o Espírito Santo é o penhor da nossa herança” 

Nesta leitura São Paulo nos afirma que “em Cristo nós recebemos a nossa parte”. Às vezes, nós lemos o que está escrito na Palavra de Deus e temos conhecimento da informação, no entanto, o fazemos de maneira superficial, porque não nos aprofundamos no texto, então, não desfrutamos nem usufruímos da mensagem de Deus para nós. A nossa parte é a herança da vida eterna que, por vontade do Pai e conforme a Sua decisão nós recebemos de Jesus Cristo. Esta herança da vida eterna, nós a auferimos pela fé. Em Jesus Cristo nós fomos predestinados para a santidade e assinalados (as) com o selo do Espírito Santo, o prometido do Pai. Assim, tudo acontece para o louvor da glória de Deus. Toda a criação, todo o universo criado existe para transmitir a glória e a majestade do Criador e exaltar as maravilhas de Deus que sustenta o mundo. Se não tivermos consciência e não encarnarmos em nós esta verdade, nunca poderemos receber a parte que nos cabe e corremos o risco de passar toda a nossa vida na penúria sem aproveitar bem tudo de que dispomos. A esperança nas promessas do Senhor deve permear o dia a dia da nossa vida a fim de que possamos assumir a parte que nos cabe e cumprir fielmente a missão de transmitir ao mundo a glória de Deus, nosso Pai e Criador. O Espírito Santo é o penhor da nossa herança! Ele é o guardião do tesouro que existe em nós. Ele é o Prometido do Pai para nos fazer viver uma vida em abundância, desde já. – Você tem consciência de que possui em si um tesouro e que recebeu uma herança a qual ninguém pode usurpar? – Qual é o seu maior tesouro? – Você se sente participante da herança que o Pai nos prometeu? – Quem é o avalista dessa herança? – Você tem usado o poder do Espírito Santo?

Salmo 32 – “Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança” 

Da mesma forma que recebemos do Pai uma herança, fomos escolhidos por Ele para ser herança Sua. Do alto dos céus o Senhor nos olha e observa porque somos um povo escolhido, consagrado, designado para ser justo. A justiça de Deus se manifesta em nós quando nós vivemos conforme a Sua palavra que é reta e que merece fé. Vivendo esta palavra nós transbordamos a graça de Deus em toda a terra.

Evangelho – Lucas 12, 1-7 – “aprendendo com o Mestre”

Milhares de pessoas se reuniam para escutar Jesus falar, porém Ele se dirigia primeiro aos seus discípulos! Aqueles (as) que estão mais próximos (as) do Senhor são os primeiros que escutam os Seus ensinamentos, logo são os (as) que mais aprendem com o Mestre. Todos nós que temos comunhão com Jesus e, através da oração, intimidade com Ele por meio do Seu Espírito Santo, recebemos o alerta para que não venhamos a cair na hipocrisia do mundo. O fermento dos fariseus era a falsidade, isto é, eles falavam o que não viviam e exigiam dos outros, ações que eles mesmos não praticavam. As suas palavras, gestos e atitudes divergiam do que eles traziam dentro do coração. Faziam julgamentos inconsequentes e não tinham compaixão com os erros das pessoas e, por essa razão eram temidos pelo povo. Jesus, no entanto pregava a transparência e a verdade, como norma de vida para todos os homens: “Não há nada de escondido que não venha a ser revelado”. E acrescentava “não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso”; “temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.” Deste modo, não tenhamos medo daqueles (as) que tramam contra os filhos de Deus. Não tenhamos medo de dizer a verdade, de proclamar bem alto o que o Espírito nos inspirar. O Senhor que nos criou sabe tudo ao nosso respeito, sabe da nossa constituição, corpo, alma e espírito e conhece profundamente as nossas intenções. Valemos muito mais do que os pardais e nenhum de nós seremos esquecidos (as) por Deus. O Senhor nos guarda com carinho para o Seu dia. – Você tem medo dos homens? - Você costuma se render aos projetos dos homens por receio de que eles possam prejudicá-lo (a)?- Você é fiel ao Evangelho, mesmo que seja contra todo o mundo? - Você é uma pessoa dada a segredos, subterfúgios, ou você é transparente e claro (a) nas suas colocações?

Helena Serpa

Um comentário: