.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?-Claretianos

Quarta-feira, 20 de agosto de 2014
São Bernardo, Abade e Doutor da Igreja (Memória).
Outros Santos do Dia:Bernardo de Extremadura (monge), Erberto de Conza (bispo), Filiberto de Jumieges (abade), Leovigildo e Cristóvão (monges, mártires), Lúcio de Chipre (mártir), Máximo de Chinon (abade), Osvino de Deira (rei), Porfírio de Roma (mártir), Samuel (profeta bíblico do Antigo Testamento).
Primeira leitura: Ezequiel 34, 1-11
Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas, para não mais lhes servirem de alimento. 
Salmo responsorial: 22, 1-6
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma. 
Evangelho: Mateus 20, 1-16
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?
O apego à riqueza do jovem rico contrasta com a generosidade do dono da vinha que paga mais do que deve. Em um ambiente de dominação e exploração, consequência de diferentes modelos econômicos que prevaleceram ao longo da história, não é fácil entender a lógica da mensagem evangélica.
Estranhamente, o dono de uma vinha muda as regras do jogo das relações patrão, empregado e tempo de trabalho, ao contratar um grupo de trabalhadores em diferentes momentos do dia, oferecendo-lhes as garantias de sobrevivências em igualdade e justiça, sem contar com o maior ou menor tempo trabalhado no campo.
Esta parábola do dono da vinha deixa claro que a generosidade de Deus vai além inclusive do que para o mundo pode ser justo e equitativo. É uma generosidade convertida em misericórdia para todos aqueles que por suas limitações pessoais ou pelas limitações impostas pela sociedade, chegam mais tarde à vinha.
À maior exclusão, maior generosidade e misericórdia. O que Deus quer é o melhor para todos os seus filhos e filhas, sem distinção nem mérito algum. A justiça de Deus é o bem para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário