.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Não desprezeis nenhum desses pequeninos - Claretianos

Terça-feira, 12 de agosto de 2014
19ª Semana do Tempo Comum
Santa Joana Francisca de Chantal, Religiosa (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Colombo e companheiros monges (mártires de Lérins), Digna e Eunômia (mártires), Equício (abade), Euplo de Catânia (diácono, mártir), Herculano de Bréscia (bispo), Jaenbert de Cantuária (bispo), Porcário (abade) e Companheiros (monges mártires em Lérins).
Primeira leitura: Ezequiel 2,8-3,4
Ele fez-me comer o rolo, e era doce como mel em minha boca.
Salmo responsorial: 118,14.24.72.103.111.131
Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
Evangelho: Mateus 18,1-5.10.12-14
Não desprezeis nenhum desses pequeninos.
Os discípulos querem saber quem é mais importante na comunidade fundada por Jesus. A pergunta é ambígua. Provavelmente eles têm em suas cabeças os critérios de importância de sua época, onde gente importante é quem tem poder, fama, muito dinheiro e está mais próximo do templo.
Porém, a comunidade de Jesus é uma comunidade alternativa, é profética e radicalmente diferente. A pergunta é um sintoma evidente de desvio do povo do projeto de Jesus. Porém, está no caminho. Nós geralmente também passamos por situações semelhantes. A comunidade do Reino não é uma comunidade de sucessos, de auto promoção, de fama, de acumular poderes, mas é uma comunidade de entrega, de serviço, de doação.
Invertem-se os valores. Os últimos são os primeiros. As crianças e os mais simples, as pessoas da periferia, os marginalizados, os excluídos, são os primeiros na construção da comunidade do Reino. São a base da nova sociedade. Com eles e com elas são construídas as comunidades cristãs. Todo projeto de pastoral deve iniciar com esta opção. Os cristãos devem construir todos os projetos de pastoral a partir do pequeno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário