.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos - Claretianos

Segunda-feira, 4 de agosto de 2014
São João Maria Vianney, Presbítero (Memória).
Outros Santos do Dia: Agábio de Verona (bispo), Aristarco de Tessalônica (bispo, mártir), Eleutério de Constantinopla (mártir), Eufrônio de Tours (bispo), Ia e Companheiros (mártires), Protásio de Colônia (mártir), Rainério de Spalatro (monge, bispo, mártir), Tertulino de Roma (presbítero, mártir).
Primeira leitura: Jeremias 28, 1-17
Ouve, Ananias, não foste enviado pelo Senhor, e contudo fizeste este povo confiar em mentiras.
Salmoresponsorial: 
118, 29.43.79-80.95.102
Ensinai-me a fazer a vossa vontade! 
Evangelho: Mateus 14, 13- 21
Ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões.
Desta narração evangélica se comenta com frequência o detalhe de que os discípulos, para resolver o problema da fome da multidão, imediatamente pensaram em comprar. É uma solução fácil e espontânea na sociedade. Se falta algo, se compra. O dinheiro resolve tudo (tudo?). Por isso na sociedade consumista o dinheiro passa a ser o deus dinheiro, o mais querido, pelo qual todos lutam.
Sem dinheiro não se pode viver. Porém Jesus corrige os discípulos: “Deem vocês mesmos de comer”. Não tragam nada de fora, não vão comprar nada. O que somos e temos é suficiente para resolver nossos problemas. Não é a solução de uma sociedade egoísta, mas de uma família, de uma comunidade.

Cinco pães e dois peixes (não sabemos que significado tiveram esses números para os primeiros ouvintes) bastarão, milagrosamente, para não termos que ir comprar nada. A lógica de compartilhar, a lógica da comunidade, da família… é uma lógica que nos liberta da lógica do mercado… É a solidariedade e o amor frente ao individualismo e à falta de solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário