.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Eis aqui a serva do Senhor - Claretianos

Sexta-feira, 22 de agosto de 2014
Nossa Senhora Rainha (Memória).
Outros Santos do Dia:Agatônico, Zótico e Companheiros (mártires), André da Irlanda (abade), André Escoto (morreu em Fiésole, Itália, s. IX), Antonino de Roma (mártir), Arnulfo de Eynesbury (eremita), Atanásio (bispo), Antusa e Companheiros (mártires), Bernardo de Offida (capuchinho), Etelgita da Nortúmbria (abadessa), Fabriciano e Filiberto (monges, mártires), Filipe Benizi (presbítero), Guniforte de Pavia (mártir), Hipólito do Porto (bispo, mártir), João Kemble (presbítero, mártir), João Wall (presbítero, mártir), Lamberto (fundador da abadia de Chézery, França), Marçal, Saturnino, Epíteto, Mapril, Félix e outros companheiros (mártires), Mauro e Companheiros (mártires), Sigfredo de Wearmouth (abade), Sinforiano de Autun (jovem mártir), Timóteo de Roma (mártir).
Primeira leitura: Isaías 9, 1-6.
Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado.
Salmo responsorial: Zacarias 2, 10-13.
Quem fere a vocês, fere a pupila dos meus olhos.
Evangelho: Lucas 1, 26-38.
Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.
Jesus fala nesta ocasião como metre da vida, apresentando o amor como a lei fundamental e decisiva no caminho da fé. Ele o faz unindo de maneira íntima e inseparável, dois grandes preceitos que gozavam de grande prestígio na tradição religiosa do povo judeu: o amor a Deus e o amor ao próximo.
Quando lhe perguntam qual é o preceito mais importante da lei, Jesus responde recordando o mandamento repetido na oração do Shemá, no começo e no final do dia (Dt 6,5), porém, em seguida acrescenta outro mandamento do livro do Levítico (Lv 19,18) sobre o amor ao próximo.
O amor a Deus e ao próximo são a síntese da lei, o princípio supremo que dá nova luz a todo o sistema legal. O mandamento do amor não se encontra no mesmo plano dos demais preceitos. O amor relativiza tudo. Se um preceito não é o do amor ou vai contra o amor, fica vazio de sentido, não serve para construir a vida, tal como Deus a quer. As nossas relações são expressão do amor a Deus e aos irmãos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário