.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

...e terás um tesouro no céu-Claretianos

Segunda-feira, 18 de agosto de 2014
20ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Agapito de Palestrina (mártir), Alípio de Tagaste (bispo), Dagano de Iniskin (bispo), Ivan de Ayrshire (eremita), Firmino de Metz (bispo), Floro e Lauro (mártires em Constantinopla), Helena (viúva, mãe do Imperador Constantino Magno), Hermes, Serapião e Polieno (mártires), João e Crispo (mártires), Leão e Juliana (mártires), Máximo e Próculo (mártires).
Primeira leitura: Ezequiel 24, 15-24
Ezequiel servirá para vós como sinal: fareis exatamente o que ele fez. 
Salmo responsorial: Deuteronômio 32, 18-21
Esqueceram o Deus que os gerou. 
Evangelho: Mateus 19, 16-22
Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu.
A chave do Evangelho está na expressão: “Ao ouvi-lo, o jovem saiu triste porque era muito rico”. A autossuficiência do jovem rico, que se apresenta como cumpridor de todos os mandamentos que Jesus lhe anuncia, expressa o profundo apego aos bens materiais, comum a todos os ricos do mundo, que os impede de viver a proposta de Jesus: partilhar com os pobres para enriquecer com os valores do Reino e alcançar a vida eterna, vida plena.
A proposta do Reino, anunciada por Jesus, passa sempre pelo amor misericordioso, pelo amor real e comprometido, que se deve traduzir em atos de desprendimento para com os mais pobres. O olhar de Jesus não se centra somente no cumprimento de algumas normas ou leis, mas no sofrimento do povo e no compromisso real e efetivo por erradicar as condições de vida que não permitem a muitos viverem com dignidade.
E os mandamentos onde ficam? A fé que Jesus ensina passa sempre pela nossa condição humana. Somente os mandamentos do amor tornam possível melhorar nossa condição humana, tão humilhada e degradada, até alcançar uma vida plena para todos e todas.
Podcast
Santo do dia
Santo Afonso Maria de Ligório
1696-1787 ?bispo, fundador e doutor da Igreja - "Afonso" significa "nobre, diligente, atencioso".
Afonso Maria de Ligório, natural de Nápoles, é o fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. Antes de tornar-se padre, era advogado e foi justamente nessa profissão que Deus cruzou seu caminho e o fez mudar de vida. Abalado por perder uma causa, abandonou tudo e decidiu entregar-se ao serviço de Deus, como missionário junto ao povo simples. Com alguns companheiros, fundou depois os Padres Redentoristas, dedicados às missões populares. Insigne mestre de moral, deixou vários tratados de teologia moral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário