.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

“VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS SOB O PESO DOS VOSSOS FARDOS.” – Olívia Coutinho

 
14º DOMINGO COMUM
 
Dia 06 de Julho de 2014
 
Evangelho de Mt 11,25-30
 
grandiosidade do reino de Deus se faz através do “pequeno”!
O anuncio do Reino só encontra resposta naquele que  se faz pequeno,  naquele  que se  esvazia de si mesmo para encher-se  de Deus!
Todos nós sabemos, que  os pequenos sempre foram os prediletos de Deus,  ser  indiferentes a eles, é ser indiferente a Deus!
Jesus se identifica  com os pequenos, e essa identificação vem desde o seu nascimento. O Filho de Deus,  nasceu pobre, não tinha sequer uma roupa para vestir, seus  primeiros visitantes  foram os pobres, os  pastores, pessoas simples que nem eram notadas pela sociedade.
Em toda sua trajetória terrena, Jesus sempre se mostrou íntimo dos pequenos, Ele sempre esteve do lado deles, seu jeito simples de falar da grandiosidade do Reino de Deus, era de fácil compreensão para eles, porém, de difícil compreensão para os “grandes”, que na sua alto suficiência, não se sentiam necessitados de Deus.
Por onde Jesus passava, Ele arrastava multidões, porém, conhecedor do coração humano, Ele sabia que nem todos que estavam à sua volta, tinha o coração aberto para acolher a sua mensagem!  Junto com o povo simples, que gostava de ouvi-Lo, estavam também àqueles que queriam apenas confrontá-Lo, os fariseus e os doutores da lei.  A estes, Deus não se revelou através de Jesus.
Através das parábolas, Jesus fala de um Reino de amor, de justiça e de paz, comparando-o com as coisas simples presente no cotidiano dos pequenos. Era assim, que Ele confundia os “grandes” que não tinham contato com essas coisas simples, como o plantio da  semente, o fermento na massa, o pão partilhado...
Com o seu testemunho, Jesus  nos ensina que o caminho que nos leva a salvação é o caminho da humildade, caminho que Ele mesmo  percorreu,  se misturando aos pobres  e marginalizados.
A nossa vida cristã, deve ser  marcada pela vida de comunhão e acima de tudo, de humildade. A humildade é a virtude que mais nos aproxima de Deus, que nos torna parecidos com Jesus! A humildade  é o reflexo da alma, quem  é   humilde, não presume que o é, pois  dentre todas as virtudes, somente a humildade se ignora a si mesma. 
No evangelho de hoje, Jesus se dirige ao Pai dizendo: “Eu te louvo, ó Pai, porque escondestes essas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos  pequeninos.”

Os pequenos, foram os primeiros  a responderem  positivamente  a oferta do Reino: os discípulos, pessoas simples, sem nenhuma escolaridade.  Foram eles, os primeiros a aderirem à proposta de Jesus, a absorverem a sua mensagem,  não pela inteligência, mas  pela a abertura à graça de Deus, que os levou a  fazer a experiência de Jesus em suas vidas. Já os fariseus e os doutores da lei, perderam  a oportunidade  de experimentarem na convivência com Jesus, a grandiosidade do amor do Pai, por estarem presos as leis, aos por menores, que ofuscavam os seus os olhos, impedindo-os de  visualizar em Jesus, a face humana do Pai.

Os critérios de Deus são diferentes dos critérios humanos, nós, temos a tendência de valorizar os “grandes,” gostamos de incensá-los, de colocá-los no pedestal! Enquanto que  Deus valoriza   a essência humana, o que está escondido na profundidade do coração! 

Dificilmente, reconhecemos a sabedoria de Deus presente nos pequenos, preferimos acreditar  nas palavras retóricas das pessoas  de alto "nível intelectual".  Com isso, deixamos escapar as mensagens que Deus quer nos passar através das pessoas simples. Esquecemos de que Jesus, o  Mestre de todos os mestres, o profeta Maior de todos os tempos, serviu-se de meios humanos bem simples,  para realizar as maravilhas de Deus no meio de nós!

Quem é pequeno aos olhos do mundo, é grande aos olhos de Deus!

Tornar-se  pequeno, é a  condição necessária para que possamos reconhecer Jesus como nosso Deus e senhor!

Aos que carregam o peso impostos pelos que detém o poder, Jesus faz um convite: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vosso fardos, e eu vos darei descanso.”

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário