.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O pedido da mãe-Alexandre Soledade



Bom dia!
Jesus nos desafia a compreendê-lo. Ele foge do modelo de qualquer tipo de paradigma egoísta que cativamos.
Ao reconhecer Jesus, como aquele que os profetas diziam que estava por vir e reinar, essa mãe se põe a tentar “garantir” um local de destaque para seus filhos João e Tiago. Mas será mesmo que é importante ter um posto de destaque, uma posição em evidencia para termos a atenção de Jesus? Será que Deus seleciona as pessoas ou nos dá as mesmas oportunidades?
Pessoas se ferem, se agridem e até se matam para se evidenciar entre os outros. São capazes de tudo para serem vistas, comandar, reinar, mandar… No entanto o homem de Nazaré revela o que de fato é importante para ser visto por Ele: dar-se como exemplo. “(…) Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”. Creio que os apóstolos só foram entender de fato essas palavras na última ceia, na cena do lava-pés.
Tenho um conhecido que é há anos chefe. Colegas de trabalho dele dizem que ele não conseguiria mais trabalhar se não tivesse essa posição de comando. Anos e anos mandando e comandando lhe deram muita experiência sobre liderança, mas de certa forma, hoje já o limitam. Já não ouve novas ideias, faz as coisas como as fazia há 10 anos; não se abre às críticas, sugestões, comentários; parou no tempo…
Semana passada nossa reflexão nos convidava a renovar e arejar a terra para a semente, será que eu não preciso de um novo ardor missionário, uma nova motivação e não um lugar de destaque?
Um amigo meu, certa vez muito triste, revelou que em sua comunidade existia uma “dinastia” a frente de sua pastoral. Coordenação que passa de pai para filho, mãe para filha e quando sai da ordem familiar, são os apadrinhados dele (a) que novamente sobem ao “poder”. Já notaram como algumas comunidades sofrem com esses “donos” de pastorais?
“(…) Vocês não devem também ser chamados de “líderes” porque vocês têm um líder, o Messias. ENTRE VOCÊS, O MAIS IMPORTANTE É AQUELE QUE SERVE OS OUTROS. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido“. (Mateus 23, 11-12)
Acostumamos ver essa situação como “comum” no meio dessa triste politicagem que vivemos (infelizmente). Pessoas como a mãe de João e Tiago que buscam certas regalias e postos sociais através de associações indevidas a políticos ou pessoas de índole duvidosa, questionável e corruptível. Isso no mundo deveria ser intolerável, pois o nosso momentâneo sossego e proteção de hoje pode ser à custa do sofrimento, dos impostos e do suor de outros.
Depois não sabemos por que as coisas não dão certo pra nós, pois nos omitimos a ver que às vezes colaboramos com o sofrimento dos outros sob a justificativa que “tenho que trabalhar”.
Justificamos a pirataria; trabalhamos com políticos de má fé; pedimos favores a poderosos; falsificamos atestados médicos, pedimos voto com a intenção única de ganhar um favor e não o bem de todos… Fazemos alianças com a maldade e ainda dizemos que estamos buscando a santidade…
“(…) O que faz o mal não é a tentação em si, MAS O CEDER À TENTAÇÃO. Na tentação de Jesus, o que conta realmente não é a materialidade dos lugares e de coisas, onde e como foi tentado, mas como reagiu a consciência de Jesus”. (Dom Geraldo Majella)
Se, no mundo que vivemos, já deveria ser intolerável essa atitude. Imagine no ambiente cristão. Não se pode admitir que dentro da esfera onde Deus é nosso único pastor, a liderança de falsos pastores, pessoas egoístas e mal resolvidas que afastam as pessoas. É verdade também que Deus escolhe as pessoas, até mesmo os mais difíceis de lidar e conviver. Pedro, Paulo, Moisés, Elias, não eram pessoas fáceis, no entanto, em defesa a eles aparece a fidelidade ao projeto. Então, mesmo em meio a erros, sejamos fieis. Deus não permitirá que isso prevaleça. Uma hora as alianças com a maldade se desfazem… A ovelha descobre o tempo que perdeu.
Um imenso abraço fraterno!



Nenhum comentário:

Postar um comentário