.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

“NÃO TENHAIS MEDO...” – Olívia Coutinho


 Dia 12 de Julho de 2014 12

Mt 10,24-33

Quando fazemos a experiência do amor de Deus, no encontro com Jesus, a nossa vida se transforma, o medo dá lugar a coragem, as tristezas se transformam em alegria e a esperança vira certeza! 
Quem entra em intimidade com Jesus, não consegue guardá-lo só para si, de ouvinte, ele passa a ser um anunciador das suas palavras!
A cruz é inevitável no caminho de quem anuncia Jesus, a vida de quem assume este legado, é marcada pela perseguição, pois são muitos os que tentam calar a sua voz. O próprio Jesus passou por esta experiência, Ele foi perseguido, torturado e morto por ter revelado ao mundo a verdade que liberta!
Jesus nunca prometeu facilidades aos seus seguidores, Ele mesmo usou a metáfora: “ser cordeiro no meio dos lobos”, quando no envio dos primeiros discípulos! Por tanto, precisamos estar ciente de que a batalha de quem anuncia Jesus, é árdua, exige coragem, determinação, o que o fortalece, é a sua confiança em Jesus, afinal, quem faz opção por Jesus, vive no coração do Pai, tem a sua proteção.
No evangelho que a liturgia de hoje nos apresente, vemos Jesus mais uma vez orientando os seus apóstolos, no sentido de encorajá-los para que eles não se deixassem abater pelo medo.
Jesus sabia que sem a sua presença física, os apóstolos ficariam expostos a várias situações de perigo, que seria difícil para eles suportarem as conseqüências do seguimento a Ele, devido a perseguição dos seus opositores, o que poderia comprometer a continuidade do anuncio do reino. Os apóstolos corriam um duplo risco: o risco de se deixarem contaminar pelas atitudes hipócritas dos fariseus e com isso deixar o projeto de Deus de lado, e o risco de caírem nas armadilhas do inimigo, Isto é: de não terem coragem de testemunhá-Lo diante deles.
O texto chama a nossa atenção para a importância de testemunharmos Jesus, o que devemos fazer em qualquer circunstancia, sem medo das conseqüências. Testemunhar Jesus, em nossas comunidades, onde impera o bem, é fácil, pois lá não existe forças contrárias, o difícil mesmo, é testemunhá-Lo no nosso cotidiano, em meio aos conflitos, mas é justamente aí, que o nosso testemunho se faz necessário.Ai de nós, se não declararmos a favor de Jesus em meio as forças contrárias! O próprio Jesus disse: “Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que estás no céus. Aquele porem, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que estás no céus.”Estas palavras de Jesus, chama a nossa atenção, sobre o perigo de estarmos na barca de Jesus, mas não estarmos afinados com Ele.
Muitos de nós, cremos em Jesus, mas não temos uma fé suficiente madura para assumirmos os desafios do seguimento a Ele, por medo das conseqüências deste seguimento. É a fé que nos dá coragem para seguir Jesus, que nos impulsiona a avançarmos para águas mais profundas! 
É importante conscientizarmos de que o medo sobrevive da escuridão e que basta acendermos uma luz para que ele desaparece! Ora, se somos filhos da luz, vivemos na claridade, por tanto, não justifica interrompermos o anuncio do Reino por causa do medo.
“Temei aquele que pode destruir a alma...” Com essas palavras, Jesus nos adverte quanto ao perigo de cairmos nas armadilhas do inimigo disfarçado de amigo. Destes, nós devemos temer, pois eles podem nos levar a pecar, ou seja, nos levar para os caminhos contrários ao caminho de Deus. Estes, não são nossos inimigos declarados, mas são os piores inimigos, pois se não ficarmos vigilantes, eles nos tiram de Deus destroem a nossa alma.
“Quanto a vós, até os fios de cabelos da vossa cabeça estão contados.” Ao dizer estas palavras, Jesus nos garante total segurança no exercício da nossa missão, afirmando que nada nos será tirado sem o consentimento de Deus. Pensemos bem: se até os nossos fios de cabelos tem valor para Deus, imagine o nosso ser por inteiro!
Dar testemunho de Jesus pode implicar grandes riscos, porém, o pior de todos os riscos, é não aceitar o desafio do testemunho, o que pode nos condenar à pior de todas as trevas: estar longe de Deus!

FIQUE NA PAZ DE JESUS – Olívia


Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário