.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

ENTÃO OS JUSTOS BRILHARÃO COMO O SOL NO REINO DE SEU PAI – Olívia Coutinho

 
16° DOMINGO COMUM
 
Dia 20 de Julho de 2014
 
Evangelho de Mt 13,24-43
 
Ao longo de todo o tempo, Jesus vem colocando em nossas mãos, novas sementes, confiante de que nós saberemos lançá-las nos corações daqueles que ainda não experimentaram a alegria de fazer parte do Reino dos céus
O Reino dos céus  vai se expandindo aqui na terra, graças  a disposição e o envolvimento dos que se dispõem  a colaborar nesta construção que começa a partir de pequenas iniciativas.
Um reino de paz e de justiça  sonhado por Deus, centra-se no amor, no amor que brota de uma pequena semente  que Ele plantou  em nossos corações, e que se bem cuidada tende a crescer como o fermento na massa!
Enquanto ficamos na expectativa de grandes momentos para sentir a presença do Reino de Deus, perdemos a oportunidade  de vivenciá-lo no aqui e no agora, como no nosso convívio familiar, na comunidade, nas coisas simples do nosso cotidiano, ou seja, em todos os lugares onde o amor e a justiça se fazem presentes!
Através das parábolas, Jesus, de um jeito simples nos fala da característica  do  Reino dos céus! O reino dos céus, é algo dinâmico que está sempre em movimento, que  cresce silenciosamente  como a semente na terra e o fermento na massa! 
Com esta pedagogia, Jesus revelava aos pequenos o mistério do Reino e  confundia os "grandes,"  que não tinham o contato com as  coisas simples, presente no cotidiano dos pequenos, como o plantio da semente, o preparar da massa do pão... 
 A primeira parábola que nos é apresentada no evangelho de hoje é a   parábola do joio, que nos faz lembrar a criação! Deus criou um mundo perfeito, mas o mal, disfarçado do bem, encontrou uma brecha no coração humano e assim como o joio no meio do trigal, ameaçou destruir o que Deus criou! Porém, na sua  infinita bondade, o Criador nos enviou o seu Filho  para reconstruir o que o mal destruiu, ou seja, reconstruir a aliança de amor firmada entre Deus e o homem, que fora quebrada pelo pecado.
Com a parábola do joio, Jesus vem nos dizer que neste mundo, o bem e o mal se misturam, mas  que é possível convivermos lado a lado com os adversários do Reino, sem nos deixar contaminar por eles. O joio, na faze de crescimento, é semelhante ao trigo, assim é o mal,  ele tem a  aparência do bem, somente o  Espírito Santo nos fará   discernir o que é de Deus do que não é Dele. Esta parábola vem  também nos falar da tolerância  de Deus, Deus dá tempo para  que todos  se convertam...
A semente citada  na segunda parábola,  nos fala  que o reino de Deus é como  uma pequena semente lançada no  coração humano, ou seja, o reino de Deus se expande a partir de  pequenas iniciativas. 
 Não pode existir nada mais dinâmico do que uma pequena semente se desenvolvendo nas profundezas da terra, trazendo vida onde ainda não há vida.  Assim como  a força de uma pequena  semente que consegue romper a terra e trazer vida, o  reino dos céus cresce silenciosamente no coração de quem acolhe a palavra de Deus e a transforma em vida.
Na terceira parábola, a comparação  do Reino dos céus é com o fermento misturado em três porções de farinha. Com esta comparação Jesus diz que o reino dos céus é construído com a doação de cada um de nós. O que  importa não é a quantidade do que ofertamos de nós, o que vai determinar o crescimento deste reino de amor e de justiça,  é  a qualidade do que ofertamos.
Na parte final do evangelho, Jesus explica detalhadamente aos discípulos a parábola do joio, uma explicação que deve chegar até a nós, como uma alerta, para que estejamos sempre vigilantes, para não  cairmos nas armadilhas do inimigo e não nos tornarmos joio na vida do outro.
 É fácil ser bom, vivendo onde só impera o bem, o desafio mesmo, é ser bom, onde o bem e o mal se misturam. É no confronto com o maligno, que provamos a nossa adesão à Cristo, é aí, que damos testemunho  da solidez  da nossa fé.
Estejamos certos:  o mal nunca  sobrepõe o bem!
É na pessoa de Jesus, que o reino de Deus se realiza  no meio de nós! Viver  esta verdade, é renunciar aos reinos do mundo, para nos envolvermos numa construção maior que tem o AMOR como  pilar  de sustentação.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário