.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era - Claretianos

Sábado, 19 de julho de 2014
15ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Arsênio (eremita), Áurea de Córdova (viúva, mártir), Epafras (bispo, mártir, citado em Cl 1,7), Estêvão de Lupo (abade), Félix de Verona (bispo), Jerônimo de Pavia (bispo), João Plessington (presbítero, mártir), Justa e Rufina (virgens, mártires), Macrina (virgem), Martinho de Trèves (bispo, mártir), Símaco (papa).
Primeira leitura: Miquéias 2,1-5
Cobiçam campos, e tomam-nos com violência, cobiçam casas, e roubam-nas. 
Salmo responsorial: 9B, (10) 1-4.7-8.14
O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos. 
Evangelho: Mateus 12, 14-21
E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, para se cumprir o que foi dito.
O conflito sobre a novidade da imagem de Deus, anunciada por Jesus, contrasta com a sinagoga e o templo. Por isso, os fariseus tramam a forma de eliminar Jesus. No mundo, as estruturas injustas se mantem graças às imagens falsas de Deus. O Deus de Jesus desestabiliza essas estruturas e as converte em sementes do Reino.
Porém, isso não é suportado pelos que mantem essa imagem idolátrica e falsa de Deus. Mateus nos surpreende com essa maneira diferente de aceitar ou de rejeitar esse novo rosto de Deus. Não lhe importam as ameaças de morte, Jesus cura a todos. Não o atemoriza a aliança entre religião e política, mancomunadas contra aquele que defende o verdadeiro rosto de Deus.
Mateus, retomando o canto do servo de Javé, anuncia que chegou o que vem implantar a vida nova na história. O eleito de Deus, ungido pelo Espírito, fará triunfar a justiça em nossa terra. Texto provocativo para nossa igreja. É saudável fazer a pergunta: Nós nos sentimos ungidos pelo Espírito para fazer triunfar a justiça em nossas famílias e em nossas comunidades?


Nenhum comentário:

Postar um comentário