.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Dentro de nós há o velho e o novo, o bom e o ruim-Helena Serpa

31 de julho-Quinta-Evangelho - Mt 13,47-53

Jeremias 18, 1-6 – “na casa do Oleiro”

Assim como se dirigiu a Jeremias e o mandou à casa do oleiro, o Senhor também nos manda levantar e nos dirigir à Sua casa, para nos falar. Deus quer trabalhar em nós e realizar em nós a obra que nos foi predestinada desde a eternidade. Portanto, como o oleiro toma o barro em suas mãos para fazer um vaso “conforme melhor lhe parecer aos olhos”, Deus também quer fazer conosco. Por isso, Ele nos convida a nos deixamos ficar em Suas mãos! Ele quer nos instruir, nos orientar, para nos remodelar. O barro é, nesse caso, a nossa vida, nossa essência, nossas experiências, nossa maneira de pensar e agir, enfim, nossas características. Deus não joga fora o barro que somos, mas nos transforma e nos modela na forma que for mais bela aos Seus olhos. O modelo, só Ele é quem tem e não nos compete escolher o melhor modo de sermos. Ele é o Oleiro, nós apenas o barro. Mesmo que estejamos nos sentindo defeituosos (as), trincados (as) ou mesmo quebrados (as), precisamos manter firme a esperança de que o Oleiro tem o poder para nos restaurar e nos transformar em um vaso novo. – Você tem ido à casa do Oleiro? – O que seria para você entregar-se “nas mãos do oleiro”? – Como está o barro que você oferece ao Senhor para modelar?



Salmo 145 – “Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!”

O Salmo 145 nos convence: “É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó e que põe no Senhor a sua esperança”! Daí, podemos dimensionar o tamanho da nossa felicidade. Estamos colocando a nossa esperança em Deus ou estamos esperando mais das pessoas ao nosso redor, nos governantes? A quem estamos entregando a nossa vida, o nosso sustento? Para quem nós trabalhamos?

Evangelho Mateus 13, 47-53 – “Dentro de nós há o velho e o novo, o bom e o ruim.”

Jesus compara o reino de Deus, a uma rede jogada ao mar que apanha peixes de todo tipo ou como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. Em todas as duas situações nós percebemos que as coisas boas e novas se confundem com as coisas más e velhas e só um perito espiritual poderá nos ajudar a fazer o discernimento. O reino de Deus acontece no interior do nosso coração. Dentro de nós há o velho e o novo, o bom e o ruim. A “cirurgia plástica” da nossa alma só quem pode realiza-la é o Espírito Santo que perscruta o âmago do nosso ser e sabe avaliar o que se passa dentro de nós. Somente Deus Pai que é o Oleiro é quem poderá nos ajudar pelo poder do Seu Espírito a nos despojar de tudo que nos é inútil e está apodrecendo dentro de nós. Só Ele tem o poder de fazer valer em nós, os sentimentos que são oriundos do Seu coração e nos trazem a felicidade, a concórdia e o amor. Por isso, a busca do reino de Deus requer de nós paciência e esmero a fim de que, gradualmente, nós possamos deixar com que o Senhor nos transforme no modelo que Ele projetou para nós. Precisamos, então, ter consciência de que antes que chegue o fim dos tempos nós poderemos nos deixar esclarecer pelo Espírito que há em nós. – Você tem buscado o auxílio de Deus para suas dificuldades? – Você percebe as coisas boas e más que estão dentro do seu coração? – Você acha que Deus tem poder para transformar você num vaso novo? – Ore, cantando a melodia do Vaso novo: Eu quero ser Jesus amado, como um barro nas mãos do oleiro, rompe-me a vida faz-me de novo, eu quero ser (2x) um vaso novo.

Helena Serpa

3 comentários:

  1. É importante reconhecer o que não está bem em nós e fazer um projeto e trabalhar algum tempo, Deus nos molda e nós com nosso esforço e empenho podemos fazer maravilhas em nós mesmos. Confiando em Deus podemos enfrentar e superar limites e desafios. Tudo é graça, importante acreditar que é possivel e querer que o milagre aconteça, pequenos milagres do dia a dia... Guadalupe

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento31 de julho de 2014 às 06:55

    Obrigado por compartilhar esta reflexão maravilhosa, que muito ajuda a compreender melhor a palavra de Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Porque quando não saia bem o vaso nas mãos do oleiro , este passava a trabalhar em outro vaso?

    ResponderExcluir