.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

DOMINGO DE PÁSCOA - José Salviano

DOMINGO DE PÁSCOA 
e
RESSUREIÇÃO DE JESUS CRISTO

DDia 20  de abril

Evangelho Jo 20, 1-9

ALEGREM-SE! DISSE O RESSUSCITADO-José Salviano
           
============================

            Hoje a Igreja celebra a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a maior festa dos cristãos católicos.
            Celebrar a páscoa é algo mais do que ir à missa, e finalizar com um almoço em família, com sobremesa de chocolate.  Isto porque, de nada adianta toda essa tentativa de compartilhar a festa da páscoa, se continuarmos remoendo aquela mágoa pelos parentes ou familiares que nos têm ofendido.  Por isso, neste domingo de Páscoa, vamos pensar em perdão. Vamos pensar na oração do Pai Nosso, no qual Jesus nos ensinou a pedirmos ao Pai que perdoe as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido.
            Meu irmão, minha irmã. Com certeza, no decorrer da quaresma, você, como cristão(ã) católico(a) consciente e praticante, já deve ter procurado um sacerdote para fazer uma boa confissão. E se não o fez, ainda é tempo. Afinal, não é somente por época da Páscoa que devemos nos confessar. Confessamos quando precisamos e podemos.
            Mais para que essa reconciliação com Deus tenha o seu efeito desejado e duradouro, precisamos mudar os nossos hábitos mentais, nossas atitudes, nosso comportamento, e principalmente o nosso relacionamento com as pessoas da nossa convivência diária. Caríssimos.  É hora de perdoar a sua sogra por tudo o que ela tem feito. Pela invasão da sua privacidade, pela sua intromissão na sua vida, pela sua educação permissiva em relação aos netos, ou seus filhos, etc.  Por favor. Ponha-se no lugar da  sua sogra. Como mãe, e avó, apesar de uma dose de egoísmo, ela faz tudo isso por amor muito embora possa não lhe parecer. Primeiro ela quer que sua filhinha querida se dê bem no casamento, repito, embora não o pareça. Assim, ela se intromete na vossa vida, com  as maiores das boas intenções. Mas é que ela quer ajudar, já que, ao contrário da filha,  ela é uma mulher experiente. Converse com ela! até discuta, mas perdoa! Volte a conversar com ela na paz. Não fique de mal! Não guarde rancor!
            Minha amiga. Perdoe a sua sogra. Entenda que você foi aquela que lhe tirou, para não dizer roubou, o seu filho amado da sua companhia, da sua casa. Ela é humana, e tem ciúmes do seu filho... Um dia também você vai ser mãe e vai sentir na carne o que sua sogra está sentido. Ela sofre a ausência do seu querido filho no dia-a-dia. Não brigue com ela. Converse com sinceridade, apare as arestas, mas não se esqueça da caridade!
            Meu irmão, minha irmã. Celebrar a Páscoa é algo mais que presentear os amigos com ovos de chocolate, é se esforçar par a aturar os irmãos que não nos são agradáveis, aqueles que chamamos de chatos. Psicologicamente, não existem pessoas chatas em si. Mas sim, pessoas que nos são chatas.  Ou seja, são pessoas que por algum motivo (talvez lá da nossa infância), nos incomodam, nos irritam, nos fazem concorrência, nos ameaçam, em fim, dizemos que elas nos chateiam. Celebrar a páscoa é se esforçar para evitar um atrito.  vamos tentar resolver as diferenças individuais, no diálogo, lembrando que nós também temos defeitos.
            Perdoar não é coisa fácil, principalmente para algumas pessoas. Porém, não é uma coisa impossível. Principalmente porque Jesus sempre nos coloca em situação as quais favorecem a reconciliação com irmão, com a irmã que nos  ofendeu, ou que nós ofendemos. 
            A festa da Páscoa é algo mais que cumprimentar o amigo e desejar Feliz Páscoa, ou presentear com balinhas de chocolate.  A Páscoa é uma festa que deve se prolongar pelo ano todo, na qual sempre relembramos a vitória de Cristo sobre as forças do mal, a sua vitória sobre a própria morte.
A ressurreição de Cristo foi a vitória do derrotado. Foi a glória do humilhado, o sucesso do derrotado, e a vida que brotou da própria morte!  Por isso, nós, seus imitadores, vamos também ressuscitar. Vamos acordar para a vida da graça santificante, vamos acordar para questionar e mudar esta vida repleta de injustiças! Vamos derramar nela a mensagem de Jesus Cristo, aquele que venceu a morte!
            E é bom lembrar que morte não é somente o ato de separação do corpo do espírito, ou a finalização da vida pela falência múltipla dos órgãos.  Pois tudo o que é contra a  nossa vida, é considerado um pedaço ou um pouco de morte. Violência, falta de saneamento básico, falta de assistência médico-hospitalar, desemprego, a impunidade que favorece o avanço do mal no mundo...
            Jesus nos  ensinou  a vencer as forças que estimulam a exclusão de tantos irmãos.  Não só nos ensinou, como nos proporciona tudo o que precisamos para sermos honestos, justos e caridosos, e cristãos autênticos. E tudo isso nos é fornecido através da sua Igreja.
            Só Jesus poderá levar-nos a vencer tudo que é contrário ao bem estar, e favorável à morte tanto do corpo como da espiritualidade.  Bem estar não se trata necessariamente de luxo, mas sim de vida com qualidade, vida em abundância que todos merecem, como disse o próprio Jesus. Água encanada, esgoto, medicina preventiva e não curativa, aquela que enriquece os laboratórios e empobrece cada vez mais os debilitados, os famintos, os excluídos.
            Madalena constatou a ressurreição de Jesus e levou esta notícia alegre aos demais amigos do ressuscitado.
            Ficar alegre não é necessariamente dar gargalhadas. Aliás, quem está rindo com muito barulho, pode não  estar necessariamente alegre, pois este riso pode significar choro, histerismo, causado por uma forte frustração.  Exemplo. Alguém pode ter uma crise de riso após perder o amor de sua vida, ou qualquer outro tipo de perda. É um riso que não é riso, mas sim, choro. As mulheres entendem muito bem disso.
            Mas os apóstolos, após o primeiro susto ou espanto, ficaram alegres de verdade, ao perceber que o seu Mestre cumpriu o que havia prometido. Ele voltou a vida. E vida gloriosa!   E o ressuscitado partilhou a sua vitória sobre a morte com eles, dizendo.  "Alegrem-se!".  Ao dizer esta palavra, Jesus expressou um sentimento de verdadeira alegria. Não apenas ausência de tristeza, mas também de medo.  Para que os apóstolos não tivessem medo de também serem presos e serem encaminhados ao mesmo sofrimento do seu Líder.  Para que eles comemorassem sem medo de serem felizes  juntamente com Jesus, a sua ressurreição gloriosa!  Jesus lhes propõe, lhes deseja, Alegria e paz. "A paz esteja convosco", não só para aqueles amigos, mas para todos nós.  A alegria de estar com Deus, na sua amizade, em estado de graça, e a paz, a tranqüilidade de quem acredita na  proteção divina. É este o perfil do cristão que confia em Deus e em seu Plano de salvação.  Quem tem fé não se preocupa com o dia de amanhã, mesmo que esteja sofrendo fisicamente. Quem está com Cristo  está feliz, mesmo diante das tormentas desta vida.
            Jesus voltou a vida. A ressurreição foi como uma explosão de alegria, porque a vida novamente se explode agora com toda sua força. Como a semente que se perdeu para dar vida a um novo fruto, Jesus nos ensina, nos mostra que nós também um dia perderemos a nossa vida passageira e para ganhar um vida eterna, plena, alegre e feliz junto com o Pai.
             Nos nossos dias também a morte está presente. A cada momento alguém podo nos tirar a vida,  as forças do mal dominam favelas e todos se calam sob a ameaça de morte. Mas não tenhamos medo daqueles que só podem nos tirar a vida do corpo. Eles não podem matar a nossa alma a qual está contrita, está com Deus!
             Jesus dedicou a sua vida aos pobres, aos doentes, e aos excluídos.  Se fizermos o mesmo, seremos seus imitadores, e teremos em nossa alma: Alegria e paz.  Mas, se ignoramos  o sofrimento do nosso irmão, por mais conforto que tenhamos, a alegria e a paz verdadeira não está no meio de nós.  
Feliz Páscoa!   José Salviano.
 Balada da Caridade
Para mim a chuva no telhado
É cantiga de ninar
Mas o pobre meu Irmão
Para ele a chuva fria
Vai entrando em seu barraco
E faz lama pelo chão
Como posso
Ter sono sossegado
Se no dia que passou
Os meus braços eu cruzei?
Como posso ser feliz
Se ao pobre meu Irmão
Eu fechei meu coração
Meu amor eu recusei? (bis)
Para mim o vento que assovia
É noturna melodia
Mas o pobre meu irmão
Ouve o vento angustiado
Pois o vento, esse malvado
Lhe desmancha o barracão
Como posso ser feliz?...
OUÇA A MÚSICA

http://letras.mus.br/padre-reginaldo-manzotti/1650025/

Nenhum comentário:

Postar um comentário