.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

“BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR ”! - Olívia Coutinho


“BENDITO O QUE VEM   EM NOME DO SENHOR”! - Olívia Coutinho
DOMINGO DE RAMOS.

Dia 13 de Abril de 2014
Evangelho de M 21, 1-11
O domingo de Ramos é o  portal de entrada para a Semana Santa!
Para nós cristãos católicos, a semana Santa é um tempo forte, em que a Igreja nos convida a  revivermos os últimos  passos de Jesus aqui na terra.
É um tempo oportuno para retomarmos a prática da nossa opção cristã, de  firmar  os nossos passos no exemplo de Jesus, tornando-nos parecidos com Ele!
  A liturgia deste domingo, nos faz entrar no mistério do amor do Pai, nos prepara  para vivenciarmos  de maneira intensa, livre e amorosa, o acontecimento mais importante do ano litúrgico,  a vitória da vida sobre a morte: A PÁSCOA DO SENHOR JESUS!
O caminho que percorremos durante os quarenta dias da Quaresma,  nos aproximou mais de Deus,  nos trouxe  a certeza de que temos tudo para sermos  felizes: temos um Pai que nos ama, que não desiste de nós, que está sempre de braços abertos para nos acolher!
Não pensemos que foi fácil para Jesus, passar por tamanho sofrimento, mesmo sendo Deus,  Ele não se  isentou do sofrimento.  Ao assumir a nossa humanidade, Jesus  a assumiu por inteiro, abdicando-se  de todas as suas prerrogativas divinas.
 Sabemos que Jesus poderia  ter recusado a cruz, mas não o fez, por amor  ao Pai e a  cada um de nós. Um amor tão grande,  que o fez ir até as últimas conseqüências para levar em frente o projeto de Deus, uma obediência  que resultou na sua morte.  
A entrada triunfal de Jesus  em Jerusalém, foi uma maneira forte de proclamar a chegada do Messias, o Rei tão esperado e desejado pelos “pequenos!”
“As multidões que iam à frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam:  “Bendito o que vem em nome do Senhor”! Tamanha aclamação, provocou  ira nos seus  adversários, que ao sentirem-se    ameaçados de perder os seus  tronos, passaram a  incitar o povo contra Jesus, na intenção de dar fim a sua pessoa. 
Da sua entrada festiva ao  desprezo e insultos, foi um passo,  o mesmo povo que presenciou a multiplicação  dos pães, a cura dos cegos dos paralíticos, a ressurreição de Lázaro, que o aclamaram, se voltaram  contra Jesus, quando se deram conta de que Jesus  não era o Rei que eles esperavam, ou seja, um Rei com poderes políticos que fosse libertar Israel do poder Romano.
 Nas celebrações da Semana Santa, nós nos comovemos diante das encenações da Paixão e morte de Jesus, achamos uma injustiça o que fizeram com Ele, mas será que nós, não continuamos de alguma forma fazendo o mesmo com Jesus na pessoa do nosso irmão? Será que nós também, não estamos crucificando-O  nas  nossas atitudes do dia a dia? Não podemos esquecer de que,  todas  vezes, que não praticamos a justiça, a solidariedade, que negamos ajuda ao nosso irmão, estamos também crucificando Jesus! E ao contrário, todo vez que praticamos a justiça, que promovemos o outro, estamos ressuscitando Jesus
Rasguemos, pois, as vestes velhas, para nos  revestirmos do novo, colocando Jesus como o centro da nossa vida, esvaziando-nos  de nós mesmo, para vivermos de acordo com os seus ensinamentos, partilhando  a vida, sendo vida na vida do outro... Só assim, poderemos vivenciar o verdadeiro  sentido da Páscoa: Passagem... Vida nova... Renovação...
Celebrar a Páscoa é celebrar a vida, é resgatar os valores, hoje tão esquecidos, como a fidelidade, a defesa da vida, o respeito humano...
Como verdadeiros seguidores de Jesus, devemos estar sempre disposto a enfrentar todo e qualquer desafio para levar em frente a nossa missão de anunciadores do Reino!
Com os pés no chão e o olhar voltado para o  alto, carreguemos  a nossa cruz, sem medo, pois a cruz  é o caminho que nos levará à plenitude da vida!
Carregar a Cruz de cada dia,  significa navegar contra a maré, optando   pela justiça, pela  liberdade, na certeza de que em Jesus, está o nosso Porto seguro, com Ele, a nossa cruz torna mais leve, o  nosso sofrimento não é em vão, é o  trampolim para a nossa ascensão.
Quiseram eliminar o Rei  que  entra em Jerusalém   montado num jumentinho, se identificando-se  com os pobres, que tinha o jumento como único meio de transporte, o Rei que defendia a vida, mas não conseguiram, pois a vida vence, quando se diz "SIM", ao amor!
DESEJO A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Um comentário:

  1. bendito o que vem em nome do senhor. em nossas pobres vidas senhor vem ressuscitar em nós. amém. um semana realmente santa na vida de todos nós. DEUS T GUARDE OLIVIA PAZ E BEM.

    ResponderExcluir