.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

“USAI O DINHEIRO INJUSTO PARA FAZER AMIGOS...”- Olívia Coutinho

 
 
XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 22 de Setembro de 2013
 
Evangelho Lc 16,1-13
 
 
 O mundo continua rejeitando a proposta de Jesus! São muitos os que não querem enxergar a verdade que liberta, preferindo viver na escravidão do consumismo.
 Num mundo onde impera o individualismo, a cultura do  descarte, tudo gira em torno do dinheiro, a pessoa não é vista pelo o que é, e sim, pelo o  que tem!
Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar  por esta mentalidade consumista, que nos distancia dos verdadeiros valores e  que pode nos levar a  assimilar a falta de esperteza e  de dinheiro, como causa  do nosso não êxito na vida.
Em meio a tantos adversários do projeto de Deus, Jesus vem nos trazer uma proposta de vida nova, que ao contrário do mundo, tem como prioridade o “ser”.
No evangelho de hoje, Jesus nos convida a sermos agentes de um mundo novo, de um mundo, alicerçado na justiça, base sólida, sobre a qual devemos construir a nossa morada eterna.  
O ensinamento que Jesus nos passa no dia de hoje, é desafiador, principalmente para  muitos de nós, que não consegue desvencilhar da escravidão do dinheiro.
O evangelho nos alerta sobre o perigo de nos tornar refém do dinheiro, o dinheiro que nos induz ao consumismo, o motor que alimenta este sistema capitalista gerador de excluídos, um sistema  que descarta os  que não produzem, os que não dão lucro e que reprime os que não se deixam corromper.
O texto nos apresenta a parábola do administrador desonesto. Nela, Jesus passa para os discípulos, o “exemplo” de um homem que só percebeu a importância dos bens duradouros, quando se viu em apuros. A história pode parecer polemica, de difícil compreensão, se interpretada ao pé da letra. Se assim fizermos, corremos o risco de interpretá-la erroneamente, achando que Jesus elogia a desonestidade do administrador presente na história. Pensar assim é, sem duvida, desconhecer Jesus e a sua justiça, pois a justiça tão apregoada por Jesus, não se baseia em esperteza, em levar vantagem em tudo e sim, no amor que gera partilha.
É importante termos a clareza, de que Jesus não elogia à desonestidade, mas o esforço de quem busca  meios para ter a vida salva. A lição que foi passada para os discípulos e que hoje é passada para nós, deve nos conscientizar de que não podemos viver na passividade e nem sermos morosos em nossas decisões, principalmente em se tratando da prática da justiça.
O que Jesus louva nesta parábola  é a agilidade e a habilidade de uma pessoa determinada a sair rapidamente de uma situação desfavorável.
  “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos...” Pode nos soar estranha esta fala de Jesus, mas se aprofundarmos um pouco mais no contexto, vamos perceber, que o que Jesus quis dizer com isto, é de fácil compreensão: o dinheiro é injusto, quando ele nos escraviza, quando ele nos rouba de Deus.  Fazer amigos com este dinheiro injusto significa nos libertar desta escravidão, ao partilhá-lo com os pobres. Estes sim, os pobres, são nossos bens duradouros. A prática da caridade apaga o nosso pecado, transforma o dinheiro injusto, em justo, porque alimenta os pobres.  Por tanto, sejamos amigos dos amigos de Deus: os pobres! São Eles que abrirão a porta do céu para nós.
      Foi o que fez o administrador desonesto, ele transformou, ainda que por interesse, um dinheiro injusto, num bem para o outro. Agindo assim, ele deu um passo certeiro na vida, ao trocar os bens passageiros  pelos  bens duráveis. 
       Fica claro, que ele agiu com esperteza, mas se olharmos por outro lado, vamos perceber que ao ser convertido pela razão, ele dá o primeiro passo para a conversão do coração. Antes, ele trocava as pessoas pelo dinheiro, depois que se vê em apuros, não hesita em trocar o dinheiro pelas pessoas. É esta rapidez de raciocínio, que Jesus elogia e  pede para que façamos o mesmo, ou seja, que tenhamos um  raciocínio rápido em  trocar os bens do mundo, pelos bens duráveis: os bens Eternos!
     Não sejamos ingênuos em pensar que Jesus condena o dinheiro, Jesus não condena o dinheiro, o que Ele condena, é o mal uso  do dinheiro e a forma ilícita de adquiri-lo. 

TENHA UM BELO DOMINGO!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

5 comentários:

  1. Olívia Coutinho! Você tem um jeito atraente, leve de evangelizar, traz o evangelho para o nosso cotidiano! Muito importante isso!
    Lucimara

    ResponderExcluir
  2. Olívia Coutinho! Você tem um jeito atraente, leve de evangelizar, traz o evangelho para o nosso cotidiano! Muito importante isso!
    Lucimara

    ResponderExcluir
  3. Olívia Coutinho! Você tem um jeito atraente, leve de evangelizar, traz o evangelho para o nosso cotidiano! Muito importante isso!
    Lucimara

    ResponderExcluir
  4. gosto muito de suas reflexões, muitas vezes tomo por base para as minhas reflexões quando faço celebrações, são palavras contundentes mostram realmente o que as leituras e a palavra de Deus nos quer falar. parabéns

    ResponderExcluir
  5. Quanta inspiração Olivia,tudo isso só pode vir do espirito santo de Deus, estou sempre usando suas palavras para inspirar minhas homilias,obrigado por vc existir parabéns q lindo fique na paz com Jesus.

    ResponderExcluir